Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova lança programa de apoio aos pequenos empresários do concelho

7 de Abril 2021 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova lança programa de apoio aos pequenos empresários do concelho

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova aprovou, hoje (07), em reunião do Executivo, a criação de um programa, com a dotação de 30 000 euros, para apoiar os pequenos empresários mais afectados pela crise provocada pela pandemia.

“A paragem da economia está a provocar consequências evidentes e, naturalmente, está a pôr em causa a sobrevivência de muitas empresas e postos de trabalho. Dentro das nossas capacidades, e em complemento às ajudas já disponibilizadas pelo Governo, decidimos criar mais este programa de apoio assegurando que, em especial os mais atingidos, possam contar com algum suporte para pagar pequenas despesas fixas, nomeadamente de água, luz e similares que se mantiveram mesmo com as respectivas actividades suspensas”, justificou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

O programa municipal destina-se a micro, pequenas empresas e empresários em nome individual, com um volume de negócios igual ou inferior a 150 000 euros, que foram obrigados a suspender a sua actividade no âmbito do plano de confinamento decretado pelo Governo. Neste grupo inclui-se o comércio a retalho, cafés, bares, institutos de beleza, cabeleireiros, entre outros.

“A Câmara de Condeixa tem tentado, desde o primeiro semestre de 2020, mitigar os efeitos negativos destas paragens abruptas na economia, nomeadamente com a redução dos custos da água e da tarifa de resíduos sólidos, a redução do pagamento de rendas a operadores do Mercado Municipal ou o programa ‘Condeixa Come em Casa’, de entrega de refeições ao domicílio, destinado aos restaurantes. Com este novo programa pretendemos chegar a mais empresas e empresários em nome individual do nosso concelho que, por força dos confinamentos, se encontram em grandes dificuldades para conseguirem manter o negócio e os empregos”, disse o autarca.

Este novo programa municipal de “Apoio ao Desenvolvimento Económico/Recuperação” constitui um apoio financeiro de natureza excepcional e pontual, não reembolsável, correspondente ao montante total de 300 euros a atribuir a cada empresa que reúna as condições previstas. As candidaturas serão aprovadas até ao limite da dotação de 30 000 euros.

Os candidatos têm que ter sede ou domicílio fiscal e actividade desenvolvida no concelho de Condeixa-a-Nova e não ter dívidas ao Estado (Segurança Social e Autoridade Tributária e Aduaneira) e ao Município de Condeixa-a-Nova.

As condições de acesso ao programa devem ser consultadas no aviso que a autarquia publicará brevemente.