Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova inaugura obra vencedora do Orçamento Participativo

27 de Abril 2021 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova inaugura obra vencedora do Orçamento Participativo

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, inaugurou, no sábado (24), as obras de remodelação e de retirada de amianto da Casa do Povo Sebal Grande.

A proposta de proceder à remodelação e a melhorias ambientais naquele edifício, feita pelo condeixense Raul Amado Oliveira, foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa, na sua edição de 2014.

A empreitada, que constituiu um investimento de 61 500 euros, “procedeu à remoção da cobertura por empresa certificada na remoção de materiais com amianto e contemplou ainda o fornecimento e aplicação de chapa perfilada, lacada, sobre a estrutura existente, de tecto falso acústico com isolamento em lã de rocha, fixado à estrutura existente, de luminárias de encastrar, a trabalhos de impermeabilização das coberturas planas e pinturas”, disse a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O amianto é uma substância que foi muito popularizada no passado no sector da construção civil, mas que passou a ser proibida por apresentar riscos para a saúde. Segundo a autarquia, “este foi o motivo principal da candidatura apresentada ao OP Condeixa por Raúl Amado Oliveira, que pretendia ainda ver melhorada a estrutura do edifício para aumentar as valências e actividades a desenvolver através da criação de infra-estruturas condizentes com as necessidades da população e colectividades da freguesia e/ou outras que desejem utilizar o espaço”.

De referir que, no âmbito do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova já concluiu um total de 12 projectos, num investimento global de 665 500 euros, encontrando-se em execução outros 10 projectos vencedores, no valor de 365 000 euros.

Entre as obras e projectos já executados encontram-se a remodelação e arrelvamento do Polidesportivo do Sebal; a requalificação do Pavilhão Venda da Luísa; o Complexo Desportivo para a Freguesia do Zambujal; as Bolsas de estudo Fernando Namora para alunos do ensino superior; “Sebal Mais de 770 Anos de História” – intervenção na igreja de S. Pedro; a requalificação das instalações do CDRC Sobreiro; a reabilitação e ampliação da sede do Agrupamento de Escuteiros 1035, entre outras.

Em breve deverão estar concluídos outros dois projectos vencedores do Orçamento Participativo – o Parque infantil da Praça do Município e a Igreja Matriz de Ega.