Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova homenageia instituições envolvidas no combate à pandemia

22 de Julho 2020 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova homenageia instituições envolvidas no combate à pandemia

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova vai distinguir nas cerimónias do Dia do Município, esta sexta-feira (24), um conjunto de instituições que se destacaram no combate à pandemia da covid-19 com a Medalha Municipal de Bons Serviços, em ouro.

“Ultrapassado o período mais grave da crise e em que ensaiamos agora um progressivo regresso à normalidade possível, é chegada a hora de prestar homenagem colectiva a estes heróis que se revelaram decisivos para debelar um dos momentos mais difíceis da nossa geração, na certeza de que com a sua força, a sua competência e tenacidade poderemos encarar com alguma tranquilidade a ameaça de uma segunda vaga da pandemia”, justifica Nuno Moita, presidente da Câmara.

O edil sublinha que “a crise pandémica acabou por revelar a coragem, a generosidade e a entrega de um conjunto de profissionais e voluntários que empregaram o seu conhecimento, a sua experiência e o seu tempo na busca e execução de estratégias e soluções que permitiram atenuar os impactos sentidos em todo o processo, em especial no período de confinamento”.

Entre os homenageados encontram-se vinte instituições do concelho, nomeadamente a Delegação de Saúde, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, o Posto Territorial de Condeixa da Guarda Nacional Republicana, o Serviço Municipal de Protecção Civil, os Serviços de Gestão de Resíduos de Águas e Saneamento da Câmara Municipal, a Equipa de Intervenção Directa, a Unidade de Cuidados para a Comunidade (UCC), as Unidades de Saúde Familiar de Condeixa e de Fernando Namora, o Centro Social Polivalente de Ega, a Santa Casa da Misericórdia, as Irmãs Hospitaleiras Casa de Saúde Rainha Santa Isabel e as Juntas e Uniões de Freguesias de Anobra, Furadouro, Ega, Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, Sebal e Belide, Vila Seca e Bendafé e Zambujal.

Na cerimónia de celebração do Dia do Município vão ser, ainda, agraciados com a Medalha Municipal de Bons Serviços os funcionários da Câmara Municipal de Condeixa mais antigos, nomeadamente com a medalha em ouro a Fernando Ramos da Silva Lucas, assistente operacional que atingiu os 40 anos de serviço. A medalha em bronze destinada aos colaboradores com 20 anos de serviço vai ser, este ano, entregue a Ana Margarida Marques Ferreira Froufe, Ana Raquel Simões da Silva Rasteiro, António Júlio Pato da Cruz (a título póstumo), Carlos Manuel Fernandes Dias, Diomar de Fátima Mateus das Neves, Maria de Fátima Simões dos Santos e Mário Rui Batista Pinto.

O evento comemorativo vai decorrer a partir das 10h00, no átrio do edifício da Câmara como habitualmente, mas este ano em formato mais restrito devido às contingências da pandemia. Apenas estará presente um representante de cada instituição a agraciar. Em contrapartida, todo o programa oficial das comemorações será transmitido em directo nas plataformas de comunicação do município.

“A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova preconiza e valoriza uma política de reconhecimento de bons serviços prestados e, nesse sentido, distingue anualmente os seus mais antigos trabalhadores, pela dedicação, empenho e lealdade à causa pública demonstrados ao longo das suas carreiras”, realça o presidente da Câmara.

Do programa do Dia do Município, destaque, ainda, para a apresentação do livro “Conimbriga – Valorizar Patrimónios e o Eixo da Romanização no Centro de Portugal”, por Miguel Pessoa, Rodrigo Lino e José Ruivo, seguida de uma visita às obras da Casa dos Arcos, com que se encerrará a cerimónia.