Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova distribuiu livros de fichas a alunos do 1.º ciclo

23 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova distribuiu livros de fichas a alunos do 1.º ciclo

O Município de Condeixa-a-Nova assinalou o início do ano lectivo com a distribuição dos livros de fichas aos alunos do 1.º ciclo, momento que contou com a presença do presidente da Câmara, Nuno Moita.

“A Educação tem que ser uma das principais prioridades de uma autarquia e temos feito tudo para garantir a qualidade do ensino público e apoiar as famílias do concelho que, no início de cada ano lectivo, se deparam com despesas acrescidas”, declarou o autarca.

A oferta de fichas de trabalho, que são entregues no início do ano lectivo a todos os alunos que frequentam as escolas do 1.º ciclo do concelho, complementa a política de gratuitidade dos manuais escolares assegurada pelo Ministério da Educação desde o ano lectivo 2016/2017.

“Este era um encargo suportado directamente pelas famílias, havendo, por isso, a necessidade de suprir essa lacuna na prossecução do ensino universal e gratuito, permitindo com isso a igualdade de oportunidade de acesso e sucesso escolar”, acrescentou Nuno Moita.

A medida representa um investimento municipal de cerca de 19 mil euros, destina-se a todas as famílias com alunos neste nível de ensino na rede pública e compreende a aquisição de fichas de trabalho de Português, Matemática e Estudo do Meio para os alunos do 1.º e 2.º anos e as fichas de trabalho de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês para os alunos do 3.º e 4.º anos.

Recorde-se que o Município de Condeixa-a-Nova iniciou a distribuição gratuita dos manuais escolares e fichas de trabalho aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico público no ano lectivo de 2014/2015.

Com o objectivo de apoiar e dinamizar o comércio local, os livros de fichas foram adquiridos nas papelarias do concelho que aderiram ao programa.