Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova distribui fruta a alunos para promover alimentação saudável

24 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova distribui fruta a alunos para promover alimentação saudável

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova iniciou, na passada terça-feira (21), a distribuição de fruta pelos alunos do 1.º ciclo para promover e incentivar hábitos de consumo mais saudáveis.

No âmbito do regime europeu de distribuição de fruta nas escolas, o Município apresentou candidatura ao Regime Escolar do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), propondo-se contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das populações mais jovens.

Este programa tem como intuito sensibilizar, junto dos alunos e famílias, para a importância da inclusão de mais fruta e produtos hortícolas na dieta alimentar, reduzindo, assim, os custos associados a regimes alimentares menos saudáveis.

A autarquia continuará a distribuir, ao longo do ano lectivo, duas peças de fruta por semana aos alunos do 1.º ciclo de todos os estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho.

A fruta e os produtos hortícolas – como a maçã, pera, clementina, tangerina, cereja, banana, ameixa, pêssego, cenoura “bebé” e tomate-cereja – irão ser distribuídos de acordo com a sazonalidade, de forma rotativa e devidamente planeada pela Divisão de Educação do Município.

Para garantir a eficácia do Regime Escolar, o programa contempla, também, a aplicação de medidas educativas de acompanhamento como actividades lúdicas e pedagógicas, realizadas no meio escolar, que visam o desenvolvimento de competências de alimentação saudável e o conhecimento das origens dos produtos agrícolas.

Esta iniciativa pretende abranger cerca de 470 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e não substitui programas já existentes, como o do leite escolar ou a distribuição de fruta nas refeições escolares.