Coimbra  31 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova assinalou o início do novo ano escolar

18 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova assinalou o início do novo ano escolar

O Município de Condeixa-a-Nova assinalou o arranque do ano lectivo 2020/2021, na passada segunda-feira (14), com um programa de recepção e boas vindas aos professores, técnicos de acção educativa e manutenção e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

“Encontrando-nos uma situação atípica provocada pela pandemia da covid-19 sentimos uma necessidade ainda maior de realizar, com as devidas medidas de segurança, este encontro para sublinhar a importância de estarmos todos empenhados num ano escolar de sucesso, dentro do contexto adverso com que vimos lidando desde Março”, sublinhou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Liliana Pimentel, vereadora da Educação, por seu lado, sublinhou que “só com uma cultura de responsabilidade e disponibilidade por parte de todos seremos capazes de, a cada momento, encontrarmos as melhores soluções para que o ano lectivo possa ser proveitoso para os nossos alunos, porque é do seu sucesso educativo que depende o nosso futuro”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Condeixa decidiu investir, na véspera do arranque do novo ano escolar, na realização de testes de rastreio à covid-19 aos cerca de 350 profissionais do corpo docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Condeixa, reforçando a segurança e a confiança de todos na reabertura do ano escolar, que dá início a uma nova fase de desconfinamento, caracterizada pelo aumento dos contactos.

“Ao longo dos últimos dias fomos acompanhando a preparação das escolas para o novo ano lectivo que, aliás, fizeram um trabalho notável para minimizar os contactos entre os alunos e aumentar o grau de segurança e entendemos prestar este apoio suplementar, de testar todos os professores e funcionários no sentido de reforçar a confiança de todos, garantindo que as escolas são lugares seguros. Compete agora a cada um de nós colaborar com as regras para evitarmos comportamentos susceptíveis de pôr em causa todo o trabalho feito”, apelou o edil Nuno Moita da Costa.

Este ano, o programa de recepção e boas vindas aos professores, técnicos de acção educativa e manutenção e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova arrancou na Igreja de Condeixa-a-Velha, construída no interior da cidade romana de Conímbriga, com uma recepção protagonizada pelo Padre Germano e uma interpretação do tema “Dança”, o genérico musical do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.

Seguiu-se um passeio, em Condeixa-a-Velha, pelos locais onde decorrem trabalhos arqueológicos de valorização da primeira muralha romana, uma visita ao anfiteatro romano e a passagem pelo estaleiro da obra da recuperação da segunda muralha romana até ao auditório do Museu de Conímbriga. Recebidos pelo director do museu, José Ruivo, os participantes puderam depois assistir a uma palestra de Paulo Silva sobre “Fernando Namora, Caricaturista” e visitar a exposição de fotografia “Vergílio Correia – Viagem de Estudo a Marrocos em 1923”. A iniciativa terminou com um almoço no Parque de Merendas.