Coimbra  28 de Janeiro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova apoia envio de livros para equipar bibliotecas de Cabo Verde

25 de Janeiro 2023 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova apoia envio de livros para equipar bibliotecas de Cabo Verde

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova apoiou o transporte de 2.200 livros de literatura infantil para equipar três bibliotecas escolares de Cabo Verde, no âmbito do projecto “Viajar com livros”.

O município de Condeixa-a-Nova, enquanto parceiro do projecto, desde 2009, apoiou o “transporte de 2.200 livros de literatura infantil”, para criar bibliotecas escolares em três estabelecimentos de ensino básico da ilha de São Vicente, informou a Câmara Municipal.

A recolha de livros, que decorreu entre Julho e Dezembro de 2022, foi coordenada por Sofia Gonçalves, docente da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), com o apoio da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, do Colégio Bom Jesus e da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio Bissaya Barreto.

“Criar espaços de leitura, promover o gosto pela leitura nos alunos, contribuir para a formação de cidadãos e promover o património literário português e cabo-verdiano são alguns dos objectivos do projecto”, acrescentou o municipio.

O projecto intitulado “Viajar com livros”, de cooperação internacional, conta com a colaboração de vários parceiros, designadamente da Mota-Engil, Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), do Politécnico de Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Instituto Camões, Ministério da Educação, Governo de Cabo Verde e Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.

São ainda parceiros, o Plano Nacional de Leitura de Portugal e de Cabo Verde, o Colégio Bom Jesus, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio Bissaya Barreto e Fundação Manuel António da Mota, para além da Câmara Municipal e da Rede de Bibliotecas de Condeixa-a-Nova.