Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova: 50 000 euros de apoio a estudantes universitários

14 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova: 50 000 euros de apoio a estudantes universitários

A Câmara de Condeixa-a-Nova vai disponibilizar, pelo terceiro ano consecutivo, uma verba de 50 000 euros em bolsas de estudo para estudantes universitários carenciados residentes no concelho, segundo anunciou, hoje, a autarquia.

Este apoio para alunos do ensino superior residentes no concelho de Condeixa-a-Nova visa responder “ao desejo de que não haja jovens impedidos de frequentar a universidade por motivos económicos”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita.

“Consciente das dificuldades económicas que afectam alguns agregados familiares do concelho – e no sentido de concretizar os princípios de equidade, de justiça social e de igualdade de oportunidades – decidimos dar continuidade (…) a esta iniciativa”, acrescenta o autarca do PS.

A iniciativa foi, em 2013, uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Condeixa, então apresentada como “resposta que ajudasse a fazer face ao contexto de instabilidade económica, tendo em atenção que muitos alunos do país, alguns deles do concelho de Condeixa, não estavam a ser bem sucedidos no percurso escolar devido às dificuldades financeiras do respectivo agregado familiar, sobretudo no ensino superior onde existem encargos acrescidos como as propinas”.

Desta vez, o valor máximo a atribuir a cada aluno será de 1 000 euros, “ao qual será descontada metade do valor de outras bolsas de estudo que o aluno eventualmente receba”.

O número de estudantes do ensino superior contemplados pela ajuda “poderá superar os 50 estudantes abrangidos no primeiro ano de atribuição destas bolsas”, segundo a autarquia.

O apoio será pago em três prestações, a última das quais após “cumprimento das horas de voluntariado previstas no regulamento”.

O prazo de entrega das candidaturas, no serviço de Acção Social da Câmara Municipal, decorre até 31 de Dezembro.