Coimbra  26 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conchada: Classificação de cemitério é objecto de uma petição

1 de Junho 2017 Jornal Campeão: Conchada: Classificação de cemitério é objecto de uma petição

A Câmara de Coimbra é destinatária de um abaixo-assinado a pedir que ela proceda à abertura do processo de classificação de interesse concelhio do cemitério da Conchada.

A recolha de assinaturas foi desencadeada na sequência de uma visita ao local, orientada por Regina Anacleto e Rodrigues Costa no âmbito de uma iniciativa do blogue A’Cerca de Coimbra.

A petição alude ao cemitério da Conchada como “um dos mais relevantes cemitérios portugueses” (vide http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT85512 e http://peticaopublica.com/viewsignatures.aspx?pi=PT85512).

“Localizado num dos lugares de onde melhor se pode ver a simbiose da cidade com o rio Mondego, o cemitério é um verdadeiro museu ao ar-livre, oferecendo a todos quantos pretendem interrogá-lo um reportório de arte, de mentalidade, de economia, de costumes e até de sensibilidade”, assinala o texto da petição.

Face à “importância que o cemitério da Conchada assume no contexto artístico, mental, económico e de sustentáculo da memória coimbrã”, os subscritores do abaixo-assinado solicitam à Câmara Municipal que, nos termos e para os efeitos do disposto nos artigos 57º. e seguintes do Decreto-Lei nº. 309/2009, delibere o início do processo de classificação como conjunto de interesse municipal.