Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concessão da Águas da Figueira prolongada até 2042

27 de Março 2024 Jornal Campeão: Concessão da Águas da Figueira prolongada até 2042

Aquapor e AGS chegam a acordo com Município da Figueira da Foz para prolongamento do prazo de concessão de 2029 até 2042.

Com o objectivo de dar respostas às alterações legislativas e políticas públicas no âmbito da gestão da água, e precavendo a realização de avultados investimentos, foi acordado a prorrogação do prazo da concessão da Águas da Figueira de 2029 para 2042.

A Águas da Figueira é uma joint-venture entre a Aquapor e a AGS – Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade.

Este prolongamento permitirá o investimento de mais 12 milhões de euros, com o objetivo de reforçar recursos em termos de eficiência energética e de reutilização de águas residuais, de interligação dos sistemas de água do Norte e do Sul e, ainda, o reencaminhamento dos efluentes urbanos da margem norte esquerda do rio para a ETAR Urbana de Vila Verde.

O processo segue agora para submissão de parecer à ERSAR, esperando-se a efetivação do aditamento durante o mês de maio.

Sobre a Aquapor

No mercado desde 1987, a Aquapor é um dos principais players na gestão de concessões municipais e prestação de serviços de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais, de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e de limpeza urbana.

Em Portugal, a Aquapor é responsável por 11 concessões de serviços de água e saneamento, onde o serviço é prestado diretamente às populações.

Na prestação de serviços a municípios e indústrias, a Aquapor detém a Luságua – Serviços Ambientais, que desenvolve actividades desde a consultoria e serviços especializados de engenharia até à gestão, operação e manutenção de sistemas urbanos de água e instalações de tratamento.

A sua aquisição recente pelo Grupo francês SAUR, considerado o terceiro maior grupo a operar no setor da água em França, veio reforçar as competências do grupo nos vários segmentos de atuação à escala nacional e internacional.