Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concertos à luz das velas já cativam público de Coimbra

11 de Abril 2024 Jornal Campeão: Concertos à luz das velas já cativam público de Coimbra

Chama-se Candlelight e é uma experiência multissensorial de música ao vivo com concertos intimistas à luz das velas. Organizada pela empresa de entretenimento Fever, a iniciativa tem vindo a fazer sucesso um pouco por todo o mundo e, este ano, chegou a Condeixa-a-Nova, atraindo o público de Coimbra.

A Candlelight é conhecida por democratizar o acesso à música clássica e acontece em espaços emblemáticos de várias cidades. No caso de Portugal, o evento já está presente em Lisboa, Porto, Cascais, Condeixa (Coimbra), Oeiras e Algarve. A principal característica que distingue este espectáculo dos demais é o facto de ser iluminado por milhares de velas electrónicas, de forma a criar uma atmosfera íntima e envolvente para os presentes.

Recentemente, a Fever anunciou uma nova parceria entre os Concertos Candlelight e a ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos, de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e de Pilhas e Acumuladores (RP&A). O objectivo passa por “promover a reciclagem das milhares de pilhas utilizadas nas velas LED que iluminam esta experiência musical única”. Uma colaboração cuja aposta na sustentabilidade já se faz sentir nos concertos realizados em Condeixa-a-Nova.

O espaço escolhido foi o Conímbriga Hotel do Paço e o primeiro evento decorreu no passado dia 5 de Abril. À luz das velas, o público pôde ouvir “o Melhor de Hans Zimmer”, um compositor alemão, responsável pela banda sonora de filmes, como “Sherlock Holmes” e “O Rei Leão”. O momento não podia ter agradado mais à população que se apressou a rasgar elogios à iniciativa.

O próximo Candlelight está marcado para dia 3 de Maio, às 21h30, e promete grandes êxitos dos Coldplay e dos Imagine Dragons, entre os quais, “Fix You”, “The Scientist”, “Viva la Vida”, “Radioactive”, “Bad Liar” e “Follow You”. Todos tocados pelo Quarteto de Cordas. Os bilhetes já estão à venda e custam entre 21,50 e 35 euros.

A última data está agendada para dia 10 de Maio, às 21h30. Nessa noite, os protagonistas serão os ABBA com temas como “I Still Have Faith in You”, “Money, Money, Money”, “Waterloo” e “Dancing Queen”. Os bilhetes também já podem ser adquiridos por preços que vão desde os 16 aos 35 euros.

Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)