Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concerto de Andrea Bocelli em Coimbra terá 60 vozes e 70 músicos

15 de Junho 2021 Jornal Campeão: Concerto de Andrea Bocelli em Coimbra terá 60 vozes e 70 músicos

A Câmara Municipal e a Académica/OAF assinaram um protocolo para os dois concertos de Andrea Bocelli, no Estádio Cidade de Coimbra, nos próximos dias 25 e 26 de Junho, com a empresa Memories of Tomorrow (MOT).

Segundo a autarquia, o protocolo de colaboração já foi assinado pelas partes e já está tudo a postos para começar os preparativos da festa, que vai contar com a presença em palco de 60 vozes (Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, do Coro Misto da Universidade de Coimbra e do CoroCoimbra Vocal), da fadista Mariza e de 70 músicos provenientes de várias orquestras do país.

É a primeira vez que Bocelli vai actuar em Portugal num estádio de futebol, num conceito completamente inovador. O espectáculo estava previsto acontecer numa data única, em 2020, mas tendo em conta a segurança e o bem-estar de todos, bem como as regras e orientações da Direcção-Geral de Saúde, a promotora MOT decidiu desdobrá-lo em dois concertos, a decorrerem nos dias 25 e 26 de junho de 2021, apenas com metade da lotação prevista.

Estima-se que assistam ao concerto, em cada um dos dias, 13 mil espectadores. O facto de se tratar de um concerto de música clássica, ao ar livre, que proporciona um público mais contido, ajuda ao cumprimento das regras de segurança, que passam, como já se sabe, pelo distanciamento social, uso de máscara, circulação de sentido único e portas de entrada e saída distintas.

Sabe-se já que o espectáculo vai estar dividido em duas partes, com um primeiro momento marcado pela interpretação das mais conhecidas árias de ópera cantadas pelo tenor e uma segunda parte em que o público vai poder ouvir os maiores sucessos da carreira de Andrea Bocelli, como “Com Te Partiró”, “Si Forever” e “Believe”.

Uma noite de emoções fortes, já que, sabe-se também, estão programados acontecer alguns momentos inéditos com a fadista Mariza – nomeadamente dois duetos, um de um tema novo (a apresentar) e outro do repertório da fadista – e o palco vai estar preenchido com 130 músicos de Coimbra, entre vozes e instrumentalistas.

“O Município de Coimbra reconhece a grande projecção internacional de Andrea Bocelli e o relevante interesse municipal do evento, importante para a imagem da cidade na sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, mas também para a retoma das actividades culturais ao ar livre e dinamização das actividades sócio-económicas da região de Coimbra” – lê-se no protocolo estabelecido entre a CM Coimbra, a AAC-OAF e a MOT.

Andrea Bocelli é um tenor, compositor e produtor musical italiano, vencedor de vários prémios internacionais na área da música, como cinco BRIT Awards e três Grammys. Bocelli já gravou nove óperas completas, além de vários álbuns clássicos e populares, tendo vendido mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo.