Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concelhos do Centro festejam Ano Novo com muita música

6 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Concelhos do Centro festejam Ano Novo com muita música

Os habituais concertos de Ano Novo ou de Reis têm lugar, este fim-de-semana, em vários concelhos da região Centro. Do interior ao litoral, da música clássica às polcas, há de tudo e para todos os gostos.

Coimbra

Concerto de Reis – Valsas, marchas, polcas e outros sortilégios”

O espectáculo de boas-vindas ao novo ano e de celebração do Dia de Reis, protagonizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, realiza-se amanhã (07), pelas 22h00, no Convento de São Francisco.

A dirigir a Orquestra estará o maestro Sebastian Perlowski, num concerto onde se irá tocar Rossini, Strauss, Bielecki e Glinka.

Os bilhetes custam entre 12 e 17 euros, sendo que há descontos especiais para estudantes, mais de 65 anos e grupos.

Na “Baixa”

Hoje, a partir das 21h00, os protagonistas são o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o Coro Carlos Seixas da Casa do Pessoal da Câmara Municipal que actuam no átrio dos Paços do Município.

Obras de repertório natalício, de compositores nacionais e estrangeiros, de que se destacam “Lords Prayer”, “Boiadeiro” e “Balada de Outono” (Coro dos Antigos Orfeonistas) e, a cargo do Coro Carlos Seixas, “Ave Verum Corpus”, “Cantemos à Porfia”, “Natal de Elvas”, “The Lord bless you and keep you”, “Joy to the world”, “Gloria in Excelsis Deo”, culminando com a interpretação conjunta de um tema dedicado a Coimbra.

Figueira da Foz

Mário Laginha e a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço, são os protagonistas deste espectáculo, que se realiza amanhã (07), pelas 18h00, no centro comercial Foz Plaza.

No total serão 55 músicos a tocar as mais conhecidas valsas, polcas e marchas de Strauss, seleccionadas propositadamente para entrar no novo ano “em ritmo festivo”. Neste concerto o famoso pianista Mário Laginha irá revisitar algumas das suas composições.

A entrada é livre.

Sinfonia Desconcertante”

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz recebe, amanhã (07), pelas 21h30, um concerto de Ano Novo em que além de música terá humor…mas com seriedade. Como protagonistas tem a Orquestra Nacional de jovens e o “4teto dos 3 irmãos Pedro e Paulo”, que foram convidados da Orquestra na sua 8.ª edição do Festival ONj, em 2015.

Esta “sinfonia desconcertante”, sob a direcção do maestro Cristiano Silva, vai ter muitos momentos de interacção com o público, proporcionando um espectáculo único.

As entradas custam 10 euros por pessoa.

 

Cantanhede

O grupo de emsemble de metais Portuguese Brass e o Coro da Academia de Música de Cantanhede vão subir ao palco do salão dos Bombeiros Voluntários, amanhã, pelas 16h00, para dar as boas-vindas ao Ano Novo.

O espectáculo, que tem entrada livre, contempla a execução de um repertório próprio da quadra festiva com arranjos adaptados às características das duas formações musicais que vão estar em palco.

A direcção musical vai estar a cargo do maestro João Paulo Fernandes e, além do som vibrante dos metais do Portuguese Brass e da força melódica das vozes das crianças e jovens que constituem o Coro da Academia de Música de Cantanhede, alguns temas terão a participação de um narrador.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede, em parceria com a Fundação Pires Negrão – Academia de Música de Cantanhede, e conta com o apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Ançã

A tradição de cantar “Os Reis” ou “Cantar as Janeiras” chega, também, à vila de Ançã, em que se reúnem grupos de homens e mulheres, que se passeiam pelas ruas, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz Ano Novo.

Este hábito vai voltar a cumprir-se amanhã, pelas 21h00, com a ajuda do Grupo Típico de Ançã, que pretende motivar a comunidade a manter viva ao longo dos tempos esta tradição tão portuguesa.

Lousã

A autarquia lousanense recebe 2017 com um concerto do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense e do grupo Alma de Coimbra, amanhã, pelas 21h30, Cine Teatro da Lousã.

Este espetáculo, que terá entrada livre, marca o encerramento da época festiva de Natal e Ano Novo no concelho.

Oliveira do Hospital

O concerto de Reis tem início marcado para as 21h30, na Casa da Cultura César Oliveira, e vai contar com a actuação da Filarmónica Sangianense, que será antecedida por um concerto com o Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital.

O Grupo traz até à Casa da Cultura o seu reportório de cariz tradicional português, não esquecendo, certamente, alguns temas da época que agora termina.

Já no domingo (08), a partir das 17h00 e numa parceria com a Associação Cultural CulturCentro, o Município de Oliveira do Hospital promove uma “Gala de Ópera”, com o pianista Tiago Nunes, oriundo de Ervedal da Beira, acompanhado pelo tenor Pedro Rodrigues.

O espectáculo tem entrada paga, sendo o preço do bilhete de três euros.