Coimbra  21 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concelho de Soure anima-se com actividades desportivas e culturais

26 de Abril 2018

Cultura e desporto são as principais atracções do concelho de Soure durante as próximas duas semanas, até 07 de Maio, dia em que a Biblioteca Municipal celebra o seu 20.º aniversário.

Este é “por excelência, um mês culturalmente rico em Soure, com várias iniciativas realizadas anualmente por esta altura, que já se consolidaram como um roteiro para a região”, afirma a autarquia, promotora destas actividades.

As propostas apresentadas este ano são dirigidas a vários públicos, com algumas a terem projecção nacional, como o caso do Campeonato Europeu de Escalada (Youth Cup Boulder Soure 2018) e o 1.º Duatlo de Soure.

O programa teve início na passada segunda-feira (23), com a abertura da Feira do Livro, que ficará patente no Pavilhão Municipal Multiusos Mais Desporto até ao próximo domingo (29), estando representadas 47 editoras. O certame irá receber várias visitas de alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, que terão oportunidade de assistir à peça de teatro “O Principezinho”, baseado na conhecida obra de Antoine Saint-Exupéry.

Hoje e amanhã encontra-se a decorrer, em paralelo com a do Livro, a Feira de Emprego e Formação Profissional, na qual constam várias iniciativas ligadas a estas temáticas, designadamente o seminário “A Importância da Implementação de Sistemas de Gestão de Qualidade” e a sessão temática “IEFP – Rede EURES – Rede de Emprego Europeia”.

De ressalvar, ainda, o “Projecto Soure + Saúde” com acções de sensibilização e rastreio, o “RoadShow CanoePortugal 2018”, pela Federação Portuguesa de Canoagem e palestras de Paulo Azevedo, Ricardo Frade e Júlio Tomás, além de vários momentos de animação.

Para o próximo fim-de-semana está, ainda, marcado o tradicional ‘Festival de Sopas e Arroz Doce, uma iniciativa que vai já na 4.ª edição e que tem organização do Município de Soure, em parceria com as juntas de freguesia e das colectividades concelhias.

Entre as várias iguarias disponíveis, estão os vários ‘Arroz Doce’, sujeitos a votação dos visitantes para eleger o melhor.

Este sábado (28) realiza-se, também, o 1.º Duatlo de Soure (prova de ciclismo e corrida); o segundo dia do encontro “Jornadas Formativas – Novos Desafios, Novas Leituras e Múltiplas Literacias”, dedicado aos ‘Desafios para a Inovação da Aprendizagem da Leitura e da Escrita’; o ‘Concurso Municipal de Leitura’; a 1.ª eliminatória da 4.ª edição do ‘Concurso de Bandas de Garagem’, om 12 grupos em competição; além de vários espectáculos musicais como “Abril Hoje”, um concerto onde um conjunto de músicos sourenses interpretam célebres temas ligados à “Revolução dos Cravos”.

Para domingo (29), está prevista a passagem da III Clássica do Baixo Mondego (ciclismo); o concerto da Orquestra Ligeira da Banda Ligeira e o MUSICAE – 2.º Encontro de Escolas de Música do concelho de Soure.

No início de Maio (dias 02, 03 e 04) vão decorrer várias acções, no âmbito das comemorações dos 20 Anos da Biblioteca Municipal, entre as quais se destacam um ‘workshop’ sobre ervas aromáticas e duas peças de teatro do grupo artístico Andante e Rodolfo Castro, bem como a actividade “Fluxo – Ideias, projectos, participação, cidadania, network e debate”.

A 05 e 06 de Maio decorre o Festival Gastronómico da Freguesia de Soure, com o apoio da autarquia e colaboração das várias instituições locais. Neste fim-de- semana acontece, também, a 2.ª eliminatória da 4.ª edição do Concurso de Bandas de Garagem, bem como a apresentação dos alunos e professores das AEC – Programa de Enriquecimento Curricular, nas vertentes de Música e Inglês.

O Campeonato Europeu de Escalada (Youth Cup Boulder Soure 2018), terá lugar no Pavilhão Municipal da Encosta do Sol, entre sexta-feira (04) e domingo (06), uma competição que está integrada no calendário da IFSC (International Federation of Sport Climbing). Em Soure estarão mais de 140 atletas, provenientes de 16 países e as entradas para assistir às provas são livres.

A programação cultural e desportiva de Soure termina a 07 de Maio (segunda-feira), com o aniversário da Biblioteca Municipal, dia em que será apresentado o ‘Catálogo Concelhio Online’, seguido da sessão comemorativa dos 20 anos e do espectáculo de teatro “A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro”, de Pedro Lamares.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com