Coimbra  19 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Competências sobre moinhos transferidas para o Município de Penacova

1 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Competências sobre moinhos transferidas para o Município de Penacova

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, assinou ontem, em Idanha-a-Velha, na presença de Graça Fonseca, ministra da Cultura, e Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, o auto de transferência de competências de gestão, valorização e conservação de dois Moinhos de Vento localizados no Núcleo Molinológico da Portela de Oliveira, freguesia de Sazes do Lorvão.

“Os dois moinhos, até agora sob alçada da Direcção Regional de Cultura estão em avançado estado de degradação”, refere Humberto Oliveira, salientando que “a proximidade de ambos ao moinho, propriedade da autarquia, e ao Museu do Moinho Vitorino Nemésio, permitirá continuarmos a criar mais valias de modo a preservarmos a nossa memória material e imaterial. Este Núcleo Molinológico encontra-se no perímetro florestal da Serra do Buçaco, no ponto inicial e final do percurso pedestre na Rota dos Moinhos do Buçaco e os dois moinhos podem agora integrar novas sinergias na dinamização daquele núcleo”.

A cerimónia contou igualmente com a presença de Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, e de Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural.

A ocasião foi aproveitada para celebrar outros autos no âmbito do processo de descentralização, prosseguindo-se, assim, a operacionalização da transferência de competências para os municípios no domínio da cultura.