Coimbra  14 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

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Como prevenir problemas de saúde no trabalho

29 de Agosto 2019

O mês de Agosto está mesmo a terminar e com ele chegam o fim das férias. Provavelmente, as dores nas costas que sente quando passa o dia sentado no escritório, desapareceram durante este período de descanso. Sabe porquê? Muito provavelmente, porque não passou o dia sentado.

Na volta ao trabalho, exija cadeiras e mesas de escritório de alta qualidade, incentivando no seu escritório um ambiente mais saudável. Deixamos-lhe algumas dicas para um escritório mais saudável.

Postura e mobiliário

Mesas e cadeiras

Se trabalha todo o dia sentado, deve lembrar-se que deve ter uma postura correcta – manter a coluna direita – ao longo do dia. O seu computador deve estar à altura dos olhos, para que não precise de esforçar a sua coluna e se possa manter direito. Para tal, deve ter uma secretária que ajude a esta postura, de preferência com uma boa qualidade. Outro factor que contribui para uma boa postura, sendo quase essencial para a sua saúde profissional, é a cadeira onde se senta. Esta deve ser extremamente confortável e promover uma boa postura para o seu corpo. Claro que estas mesas de escritório de alta qualidade são dispendiosas, mas no final acabam por prevenir lombalgias e dores fortes na coluna. Segundo a Organização Mundial de Saúde, dores nas costas são das causas mais frequentes de baixas médicas entre os trabalhadores que trabalham sentados.

Uma alimentação saudável é essencial

Leve a sua comida de casa

Esta é uma dica dois em um: preserva a sua saúde e a sua carteira. Em quase todos os escritórios existe uma sala de refeições e uma pequena cozinha. Ora, elas estão lá para alguma coisa e um dos seus objectivos é minimizar as perdas financeiras dos funcionários: é do conhecimento geral que sai mais caro ir comer ao restaurante. Ao trazer a sua própria comida para almoçar no escritório, poupa bastante dinheiro, mas acima de tudo controla o tipo de comida que ingere. A obesidade, associada à inactividade física, é outro dos factores que aumentam as dores nas costas dos trabalhadores de escritório. Se ganhar peso a mais, a sua coluna sofrerá uma pressão muito maior ao longo do dia, culminando num mau-estar constante quando termina o expediente. Importante – para a vida laboral e pessoal – é manter uma alimentação saudável, não saltar refeições e trazer de casa o seu próprio almoço e um lanche para matar a fome a meio da tarde.

Pausas e alongamentos

De hora a hora

Se confrontar o seu empregador com o facto que existem por ano cerca de 400 000 funcionários que devido a dores de costas não comparecem no seu local de trabalho, este não verá com maus olhos que faça uma pequena pausa de hora a hora. Claro, que deve informar que não vai usar esta pausa para ir beber café ou conversar com o colega sobre o que pensa fazer no final do dia, mas sim, que a utilizará para alongar o seu corpo e prevenir tensões e más posturas na sua coluna. Esta pausa e alongamentos ajudarão, também, a controlar o stress acumulado ao longo da semana.

Estas são apenas algumas dicas básicas, que podem fazer toda a diferença na sua vida profissional e consequentemente na sua vida pessoal, esperamos que sejam úteis. Desejamos-lhe um bom e saudável regresso ao escritório.

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