Coimbra  29 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Comissão Vitivinícola da Bairrada produz máscaras reutilizáveis

12 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Comissão Vitivinícola da Bairrada produz máscaras reutilizáveis

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), associada à iniciativa “Portuguese Mask”, da Ivity, está a produzir máscaras reutilizáveis em têxtil, desenhadas e fabricadas em Portugal com dupla certificação pelo CITEVE, que procuram ajudar nesta nova realidade de forma mais segura e amiga do ambiente.

Esta acção recebe o título de “Terras de bem-proteger”, uma vez que se enquadra no âmbito do projecto “Bairrada. Terras de bem-viver”, criado em 2019, desdobrado em cinco pontos de actuação: “bem-estar”, “bem-pedalar”, “bem-receber”, “bem-comer” e “bem-beber”.

A produção de vídeos promocionais foi levada a cabo pelo CineClub da Bairrada, devendo, durante esta semana, serem divulgados no website bairrada.pt, no canal de Youtube Bairrada Oficial, na página de Instagram Bairrada.Oficial e na de Facebook Bairrada, assim como nas plataformas da CVB e Rota da Bairrada. A divulgação destes vídeos tem como intuito fomentar o uso de máscaras reutilizáveis, pela sua componente ecológica, em detrimento das cirúrgicas descartáveis, atendendo ao impacto ambiental negativo que estas podem ter.

Assim, o impulso para a produção destas máscaras teve por base a preservação e a valorização do património natural e paisagístico existente na Bairrada, realçando-se o cuidado a ter com o espaço comum e a promoção da sustentabilidade global.

Estas máscaras, de nível 3 e de uso geral, estão disponíveis em três cores (branco, nude e preto), suportando 20 lavagens e cumprindo as especificações técnicas determinadas pela Direcção-Geral de Saúde, pelo INFARMED, pela ASAE e pelo IPQ, no combate à não propagação do novo coronavírus.