Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Comemorações dos 500 anos de Luís de Camões começam na Universidade de Coimbra

29 de Maio 2024 Jornal Campeão: Comemorações dos 500 anos de Luís de Camões começam na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) será o palco do arranque oficial das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a 10 de Junho. O evento, que começará às 17h00, incluirá três importantes iniciativas: a inauguração da exposição camoniana “Camões. Letras impressas (1572-2024)”, na Biblioteca Joanina, uma cerimónia académica na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos) e o espectáculo “Eram tudo memórias de alegria” no Pátio das Escolas.

Organizadas pela Universidade de Coimbra e pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com o Comissariado para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, presidido pela professora catedrática da Faculdade de Letras da UC, Rita Marnoto, estas acções integram o programa oficial do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O evento contará com a presença e o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O objectivo das comemorações é destacar a relação profunda entre Luís de Camões e Coimbra. A cidade e a sua Universidade foram cruciais na formação e trajectória do poeta, além de desempenharem um papel vital na disseminação da língua e cultura portuguesas, incluindo a obra de Camões, por todo o mundo lusófono.

Inauguração da exposição “Camões. Letras impressas (1572-2024)”

Às 17h00, o Presidente da República inaugurará a exposição na Biblioteca Joanina. Com curadoria de José Augusto Bernardes, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da UC e ex-director da Biblioteca Geral da UC (BGUC), a exposição reúne uma selecção de obras camonianas preservadas na Universidade de Coimbra, constituindo um dos mais importantes acervos camonianos do país.

Cerimónia académica

Às 18h00, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos), decorrerá a cerimónia académica com intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Comissária Rita Marnoto, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do Presidente da República. Esta cerimónia será de acesso reservado, mas poderá ser seguida através de um grande ecrã instalado no Pátio das Escolas.

Espectáculo “Eram tudo memórias de alegria”

Às 21h30, no Pátio das Escolas, terá lugar o concerto “Eram tudo memórias de alegria”, aberto ao público (com capacidade para duas mil pessoas sentadas). O espectáculo, inspirado no verso de Camões “Eram tudo memórias de alegria” (Os Lusíadas, III, 119), contará com actuações do Bando de Surunyo, da cantora Teresa Salgueiro, do Quórum Ballet, do grupo Inquietação da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra e do Coro dos Antigos Orfeonistas. As performances serão intercaladas com a recitação de versos de Camões pelo actor Diogo Dória.

Bilhetes e informações

Os bilhetes para o espectáculo, gratuitos, estarão disponíveis a partir de 3 de Junho nas bilheteiras da Loja do Turismo da UC (no Colégio de Jesus) e do Convento São Francisco. A Loja do Turismo da UC está aberta todos os dias das 9h00 às 18h00, e a bilheteira do Convento São Francisco funciona diariamente das 15h00 às 20h00.