Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Combate à exclusão é prioridade do BE em Montemor-o-Velho

23 de Julho 2021 Jornal Campeão: Combate à exclusão é prioridade do BE em Montemor-o-Velho

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, João Rui Mendes, diz que a sua candidatura passa por tornar o concelho mais “inclusivo”.

O candidato refere que foram “analisadas todas as faixas sociais”, de modo a “abordá-las numa perspectiva inclusiva”. “Na minha opinião, esta crise do covid-19 acrescentou desigualdade e injustiça social, portanto, a primeira linha de resposta a esta crise tem de passar pela inclusão e pela justiça social”, sublinha.

João Rui Mendes, de 42 anos, médico dentista e militante do BE desde 2020, deu conta da necessidade da existência de uma rede básica de transporte público, considerando que este é um grande fator de “exclusão”.

“Há necessidade de uma rede de transporte básica, mínima que seja, de transporte público que permita as pessoas acederem aos cuidados de saúde, aos mercados, às feiras, que permita deslocarem-se entre as freguesias”, exemplificou o candidato.

O cabeça de lista do BE apontou esta rede de transporte como uma forma de “combate ao isolamento” da população, sobretudo a mais idosa, que, “não tendo automóvel, nem quem a transporte, fica abandonada à sua sorte”, salientou.

De modo a combater a exclusão, o candidato defende que o Município identifique casos de pessoas com dependência, a população idosa e pessoas com doença mental, para que, depois, caso a caso, sejam verificadas as necessidades e desenvolvidos meios para ajudar a resolver os seus problemas. “Se não tiverem nenhum familiar que cuide si, as pessoas ficam numa situação de exclusão horrível”, alertou.

“A Câmara ao identificar e ao tornar-se cuidadora da pessoa é ela que vai garantir a articulação com os cuidados de saúde, com a segurança social, de modo a garantir que a pessoa tem acesso a todas as coisas que necessita para viver condignamente”,sustentou o candidato.

João Rui Mendes, caso seja eleito, pretende resolver o problema do alojamento da comunidade cigana com uma estratégia de habitação.

O Município de Montemor-o-Velho, no Baixo Mondego, é presidido pelo socialista Emílio Torrão desde 2013, que já anunciou a candidatura ao terceiro e último mandato autárquico permitido por lei.

Para além de João Rui Mendes (BE) e do actual presidente da Câmara, são também candidatos à liderança da Câmara Maria João Sobreiro (PSD) e Daniel Nunes (CDU).

Na atual composição do Executivo municipal, o PS tem quatro eleitos e o PSD três.