Coimbra  27 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coligação “Juntos Somos Coimbra” aprovada pelo Tribunal Constitucional

22 de Julho 2021 Jornal Campeão: Coligação “Juntos Somos Coimbra” aprovada pelo Tribunal Constitucional

A candidatura “Juntos Somos Coimbra” foi formalmente aprovada na quarta-feira pelo Tribunal Constitucional, anunciou esta quinta-feira esta coligação, que junta PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Aliança, RiR e Volt.

A coligação explica que o acórdão também aprova a designação “Juntos Somos Coimbra” e o símbolo, construído a partir dos símbolos dos sete partidos que integram coligação.

“O Movimento Somos Coimbra, por limitação legal, não integra formalmente a coligação, surgindo os seus membros como independentes pelo Nós, Cidadãos!, mas a sua presença é bem visível logo na própria designação da coligação”, destaca o conjunto de partidos.

O candidato à Câmara de Coimbra pelo “Juntos Somos Coimbra” é José Manuel Silva, actual vereador e que há quatro anos surgiu na lista do movimento “Somos Coimbra”.

À Câmara, concorrem ainda Manuel Machado, actual presidente e que procura o terceiro mandato consecutivo, assim como o também vereador Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra) e Miguel Ângelo Marques (Chega). A Iniciativa Liberal anunciou a 27 de Junho que também se apresentaria a sufrágio, em Coimbra.

“Esta é a coligação que vai conduzir Coimbra ao caminho do desenvolvimento e da afirmação nacional e internacional. Os superiores interesses e necessidades de Coimbra congregaram a diversidade, o respeito e o entendimento de oito forças políticas que construíram a maior coligação que alguma vez se candidatou aos órgãos autárquicos do nosso concelho”, sublinha José Manuel Silva, antigo bastonário da Ordem dos Médicos.

De acordo com José Manuel Silva, “Coimbra fica a saber que há uma força política, e só uma, unida, capaz, competente, que está preparada para melhorar o concelho e recolocar Coimbra no lugar que merece”.

Nas últimas eleições, o PS conquistou cinco mandatos, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM conseguiu três, o movimento Somos Coimbra alcançou dois e a CDU um.

O município de Coimbra, com 319,4 quilómetros quadrados (dados de 2020) tinha 133.945 habitantes em 2019, menos 10 mil do que em 2010, com 61,6% da população em idade activa (entre os 15 e 64 anos), de acordo com dados da Pordata. A percentagem de população com 65 ou mais anos era de 25,7% nesse ano.

Segundo a plataforma EyeData, o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem era de 1.134,40 euros em 2018 (acima da média nacional de 1.168,42) e o número de médicos por mil habitantes era de 34,60 em 2019 (contra 5,39 a nível nacional).

As eleições autárquicas realizam-se a 26 de Setembro.