Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Colégio das Artes da UC e UmbigoLAB anunciam programa de colaboração

1 de Março 2021 Jornal Campeão: Colégio das Artes da UC e UmbigoLAB anunciam programa de colaboração

O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e a plataforma UmbigoLAB anunciaram, esta segunda-feira, o início de um programa de colaboração, neste começo do mês de Março.

A iniciativa consiste no desenvolvimento de actividades em parceria com o Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea e o Mestrado em Estudos Curatoriais, inseridas no Seminário “Of(f)-Campus” que pretende expandir a investigação em arte para lá do espaço académico.

Este programa, que terá a coordenação da artista, curadora e docente Ana Rito, permitirá o envolvimento dos alunos numa comunidade especializada de agentes, estabelecendo uma relação simbiótica entre a prática artística, curatorial e investigativa, expandindo o contexto formativo e fazendo-o intercruzar com um projecto inovador de reflexão da contemporaneidade.

A UmbigoLAB procura cruzar práticas artísticas e curatoriais contemporâneas, estimulando novas sinergias entre agentes institucionais e independentes para lá de estruturas, sistemas e estratégias convencionais. Baseado num sistema de “networking”, e composto por artistas e curadores, a UmbigoLAB tem como objectivo estabelecer uma onda colaborativa nos vários espetros do sistema da arte.

O Colégio das Artes é uma unidade orgânica da Universidade de Coimbra que opera no campo da arte contemporânea, na sua relação com a arquitectura, o cinema, a curadoria e as artes performativas numa óptica transdisciplinar.

Com uma perspectiva transversal aos vários domínios do saber que têm vindo a dedicar-se ao estudo e à produção artísticas, o Colégio das Artes situa-se na confluência entre a investigação científica, a produção de saber e a própria criação, numa perspectiva de retroprospecção, isto é, perspectivando o presente e o futuro das práticas artísticas a partir de um conhecimento da sua história, das questões estéticas e da reflexão teórica e crítica que suscitaram.

O Colégio das Artes procura constituir-se como uma instituição que, operando na área do conhecimento sobre as práticas artísticas, a sua investigação e mesmo a sua prática criativa, desenvolve várias formas de ensino, formação e investigação numa estrutura funcional multifacetada.