Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Colectivo PESCADA N.º 5 apresenta “É Primavera no Paço”

28 de Março 2022 Jornal Campeão: Colectivo PESCADA N.º 5 apresenta “É Primavera no Paço”

Vai decorrer no próximo sábado (2), das 14h00 às 22h30, no Paço dos Condes de Tentúgal, uma exposição-festa com a organização dos PESCADA N.º 5, colectivo que promove iniciativas artísticas e culturais gratuitas na região Centro, desde 2009.

Esta exposição conta com uma celebração da Primavera nos Campos do Baixo Mondego e uma “oportunidade de descobrir um espaço residencial nobre que foi marcante na história do país”, refere a organização.

Poderá também ser observada “uma variedade de manifestações artísticas que incluem o reavivar de tradições culturais locais, como o cortejo Desenterro da Sesta, e cerca de 50 trabalhos das áreas da fotografia, desenho, pintura, escultura, instalação, vídeo, leituras poéticas, dança e performances musicais”, acrescenta.

A gestão do espaço onde o evento vai decorrer é neste momento feita pelo Grupo OASIS que está a trabalhar em parceria com o coletivo PESCADA No5 na organização deste evento cultural. O Grupo espera que esta iniciativa “promova futuras colaborações e encoraje outras entidades culturais a apresentar ideias e projectos para reavivar o Paço dos Condes de Tentúgal”.

O Grupo OASIS está também a trabalhar no desenvolvimento de um programa de residências artísticas no Paço – The Creolincy. A maior parte dos esforços do grupo vão no sentido de ser recuperado este espaço arquitetónico, o que contribuirá para a construção futura de um plano artístico e para a instalação de unidades de alojamento na área florestal adjacente ao Paço.