Coimbra  4 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra volta a ser invadida por mágicos de vários pontos do mundo

10 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Coimbra volta a ser invadida por mágicos de vários pontos do mundo

Coimbra volta a transforma-se num enorme palco de magia, com a 24.ª edição de “Encontros Mágicos”, um Festival Internacional que vai reunir grandes nomes ligados a esta arte em vários pontos da cidade, de 15 a 20 de Setembro.

Este ano, devido à incerteza provocada pela covid-19, o programa e os locais onde vão decorrer os espectáculos foram adaptados de forma a cumprir todas as regras de segurança determinadas pela Direcção-Geral da Saúde, conforme referiu Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, durante a apresentação do evento, que decorreu esta quinta-feira (10).

“Fomos obrigados a abdicar de várias componentes do Festival mas vai realizar-se. Garantimos o cumprimento de todas as orientações das Autoridades de Saúde. A segurança de todos está em primeiro lugar”, afirmou Carina Gomes.

Luís de Matos, um dos responsáveis pela organização do encontro, também marcou presença na apresentação do programa, onde salientou a “óbvia importância e o sinal de esperança que transmite o facto de a Câmara de Coimbra tornar possível a realização deste evento”.

O mágico desvendou um pouco do programa, que pode ser consultado na íntegra em www.encontrosmagicos.pt, que vai contar com a participação de 15 companhias de seis países: Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Apesar das adaptações que foram necessárias realizar ao programa, os espectáculos de magia de rua vão acontecer, com cerca de 80 apresentações em sete locais da cidade, assim como a Escola de Magia e as Galas Internacionais.

Quanto aos espectáculos de rua os mesmos vão decorrer na Praça 8 de Maio, Sala da Cidade, Jardins de São Bernardo, Jardins do Mosteiro de Santa Clara, Claustros do Museu Machado de Castro, Praça das Bandeiras do Convento de São Francisco e Jardim do Restaurante do Convento de São Francisco.

Todos estes espectáculos serão gratuitos, à semelhança dos anos anteriores, no entanto, por questões de segurança, a marcação de lugar é obrigatória e pode ser realizada através da Ticketline.

Luís de Matos fez, ainda, questão de referir que para além das regras obrigatórias impostas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) a organização decidiu introduzir outras que, “não sendo obrigatórias fazem todo o sentido”, como a distribuição gratuita de máscaras e porta-máscaras e a substituição dos tópicos flyers pela consulta online do programa.

Assim, apesar de todas as normas impostas, o mágico garante que este será uma edição “diferente, mas igualmente intensa, memorável e extraordinária. O melhor que se vai fazer no mundo da magia acontecerá em Coimbra”.