Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Visitas guiadas voltam a animar a cidade em Setembro

4 de Setembro 2017

As visitas guiadas à cidade de Coimbra, promovidas pela Câmara Municipal, continuam a atrair os conimbricenses e os turistas e este mês de Setembro não será excepção, estando previstas sete sessões.

A primeira visita tem lugar já amanhã (05), às 15h00, sob o tema “Vivências nos Jardins – Lapa dos Esteios”, pretendendo “preservar, na memória colectiva, a importância de um património único, espaço de memória e de paixão, existente na cidade, que pela sua história e tradição, é irrepetível na memória nacional e ao mesmo tempo geradora de fluxo de turistas”. O local de encontro será na entrada da Lapa dos Esteios (GNR – Unidade Ação Fiscal – Lages).

A sessão seguinte realiza-se na quinta-feira (07), pelas 15h00, com o tema “Heráldica Municipal”. Trata-se de uma visita guiada pelas ruas da “Baixa” da cidade, que analisa a história e evolução do brasão da cidade de Coimbra através da observação de vários exemplares, nos mais variados suportes artísticos. O local de encontro é em frente à Câmara Municipal de Coimbra.

Para dia 12 (terça-feira) está programada a visita “Órgãos de Coimbra” para dar a conhecer os órgãos de tubos existentes na cidade, focando elementos da sua construção, história e finalidade à época. O local de encontro é junto à Sé Nova.

Já no dia 19 (terça-feira), a visita está relacionada com a “Arquitectura Tumular no Cemitério da Conchada”, uma visita que irá focar aspectos da história daquele local, a sua arquitectura e importância ao nível da arte tumular.

As “Tradições académicas e a Canção de Coimbra” é o tema da visita guiada prevista para dia 22 de Setembro (sexta-feira), às 11h00, e para dia 27 (quarta-feira), às 15h00. A iniciativa vai percorrer as ruas da “Alta” da cidade, abordando a temática das tradições académicas, das repúblicas, das vivências entre estudantes e futricas e o seu contributo na evolução da Canção de Coimbra. O ponto de encontro é junto à Sé Nova.

A última sessão das visitas guiadas decorre dia 26 (terça-feira), pelas 15h00, e vai debruçar-se sobre “A Inquisição em Coimbra”, percorrendo espaços (exteriores) associados ao período em que este poderoso Tribunal da Fé esteve instalado na cidade, relacionando-o com o seu desenvolvimento em Portugal, desde a sua fundação até à extinção. O local de encontro será no Pátio da Inquisição.

As visitas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30, pelo que os interessados

devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial junto da autarquia conimbricense.