Coimbra  20 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Victor Costa exprime na pintura o drama dos refugiados

31 de Janeiro 2018

“Emoções #6… da figuração à abstração – Fugas, Refugas, Refugiados, Refúgios” é o tema da exposição de pintura do artista Victor Costa que se encontra patente no Edifício Chiado, em Coimbra, e irá em itinerância pelo país e a Europa.

A exposição apresenta como tema de fundo a problemática dos refugiados, reunindo um conjunto de telas constituído pela série “Fugas”, entre as quais a de Alepo, com o autor a pretende criar “um exercício de dialéctica emocional entre o artista plástico e o público”, revelando nas suas telas, a óleo ou acrílico, desde “a constatação de um horror à sua absoluta abstracção, relacionando o impacto e a emoção com o óbvio e o frequente”.

“Centramo-nos sempre sobre o óbvio, uma situação real/figurativa. Ao olhá-la de frente, chocamo-nos. Desviando o olhar, naturalmente induzidos pela vida, encontramos lógicas, linhas, sequências e consequências e continuamos a olhar. Nos limites da nossa abordagem, nas telas exteriores, já não encontramos horrores ou realidades. Estamos na esfera do sonho. A figuração acabou e mergulhamos na abstracção. Já não nos choca o essencial e na abstracção encontramos saídas de conforto e felicidade…”, refere Victor Costa sobre este ciclo dedicado aos refugiados.

A exposição, com entrada livre (no Edifício Chiado, na rua de Ferreira Borges, n.º 85), estará patente até 18 de Fevereiro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, encerrando às segunda-feira e feriados.

Victor Costa, que tem o seu ateliê de pintura em Almalaguês, vai inaugurar, sexta-feira (dia 02 de Fevereiro), pelas 18h30, uma nova exposição de pintura, na galeria de arte Torre, no edifício Arnado, em Coimbra. A mostra intitula-se “Diálogo improvável #2”, com quadros seus e de António de Matos Ferreira (deMatos).

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com