Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra vai ter três meios aéreos de combate a incêndios

3 de Junho 2020 Jornal Campeão: Coimbra vai ter três meios aéreos de combate a incêndios

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai acolher, novamente, meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2020, ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Um helicóptero ligeiro, à semelhança dos anos anteriores, e, pela primeira vez, dois aviões anfíbios médios vão ficar posicionados no aeródromo, reforçando o dispositivo de combate a incêndios na região Centro até Outubro.

Durante a assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Coimbra e a ANEPC, Manuel Machado, presidente do Município, salientou que esta acção tem “um objectivo importante para Coimbra, para a região e para o país”. “A infraestrutura aeroportuária que temos, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, é para ser utilizada em fins de interesse público, objectivo e importante” como é o caso do acolhimento operacional do dispositivo de combate aos fogos da ANEPC, que “é sempre bem-vindo”, sublinhou.

Na presença de Carlos Luís Tavares, comandante distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, Manuel Machado deixou também o seu testemunho sobre os “excelentes profissionais” da Protecção Civil que operam na região.

O protocolo de colaboração assinado estabelece a cooperação na área da Protecção Civil entre o Município de Coimbra e a ANEPC e vigora pelo prazo de um ano.

O CDOS ficará instalado na antiga Escola Básica da Pedrulha, localização que, para Manuel Machado, tem um “interesse acrescido” e estratégico por ser um contributo para as pessoas que habitam e têm actividades económicas naquela zona da cidade.

O presidente da ANEPC sublinhou a importância do momento. “Estamos a abrir o caminho para criar condições para que a Autoridade tenha na cidade de Coimbra boas instalações para o seu comando distrital”, salientou.