Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra vai ter 420 000 luzes de Natal já em Novembro

28 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Coimbra vai ter 420 000 luzes de Natal já em Novembro

A magia do Natal vai chegar mais cedo a Coimbra, ainda durante o mês de Novembro, com vários locais a iluminarem-se, dando mais brilho à cidade durante esta época festiva.

Esta é uma da Câmara Municipal de Coimbra, que vai reforçar a iluminação de Natal por todo o concelho, tendo, também, como objectivo criar um atractivo extra para o comércio e restauração de rua, que têm sido dos sectores mais afectados pelas medidas de contingência da pandemia.

A iluminação de Natal, que já começou a ser montada esta terça-feira (27), vai chegar, este ano, a nove novos locais: Praça das Bandeiras (no Convento São Francisco); rotunda da Praça das Cortes; Rua da Sota; entradas das Escadas do Gato; Largo do Romal; Largo da Freiria; Largo das Olarias; Largo de Celas; e zona comercial do Girassolum.

Para o Município, esta é uma forma de promover a atractividade da cidade e dinamizar a economia local, diminuindo os impactos negativos que resultaram do confinamento e das medidas de contingência impostas pelo curso da pandemia, mas sempre assegurando e vigiando o cumprimento das orientações das autoridades da saúde para este período difícil.

A Praça da República vai ficar toda iluminada e está, ainda, a ser ponderada a instalação de outros elementos, como forma de apoio aos estabelecimentos de bebidas e restauração que circundam este local.

A avenida Sã da Bandeira também irá receber iluminação, com luzes dos dois lados, alternadamente em cada árvore, iluminação que prosseguirá pelas ruas Ferreira Borges, Visconde da Luz e rua da Sofia.

O edifício da Câmara vai ficar com 19 cortinas de iluminação e mesmo em frente ao espaço vai estar uma árvore de Natal com mais de sete metros de altura, para as habituais fotografias alusivas à época, acompanhada de uma estrutura com a marca #Coimbra.

Este não será o único local para fotografias, também a zona da Portagem e a Praça das Cortes vão receber estruturas com a marca #Coimbra.

Como habitualmente, várias árvores de Natal vão embelezar praças e largos da Baixa e várias rotundas vão estar enfeitadas com a mensagem luminosa de “Boas Festas”.

A iluminação de Natal vai acender-se no dia 27 de Novembro, mantendo-se até 06 de Janeiro. As luzes vão estar acesas todos os dias, a partir das 17h00 e até às 02h00, à excepção das sextas-feiras, sábados e os dias 24, 25 e 31 de Dezembro, que ficarão ligadas até às 04h00.

As luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético.

Espaços abrangidos:

Praça das Bandeiras, no Convento São Francisco; rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara); Av. João das Regras; Praça das Cortes; rotunda da Praça das Cortes; Ponte Santa Clara; zona da Portagem/entrada na Ponte de Santa Clara; Largo da Portagem; Rua da Sota; entrada das Escadas do Gato; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça 8 de Maio e junto à entrada dos Paços do Município; entradas das Ruas Corpo de Deus, Martins de Carvalho (Figueirinhas), do Corvo, da Loiça, da Moeda, Direita, das Padeiras, Adelino Veiga e das Azeiteiras; Largos do Romal, do Poço, da Freiria; do Paço do Conde e das Ameias; Rua dos Sapateiros; Quebra Costas; Rua da Sofia; Mercado Municipal D. Pedro V; Av. Sá da Bandeira; Praça da República; Terreiro da Erva; Rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum), Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Girassolum.