Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra pretende receber nove postos de carregamento de veículos eléctricos

16 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Coimbra pretende receber nove postos de carregamento de veículos eléctricos

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã (17), uma proposta de protocolo de parceria relativo à instalação e exploração de um ‘hub’ de carregamento de veículos eléctricos em Coimbra pela Mobi.E. Este local, que vai ser designado pela autarquia, será constituído por nove postos: um de carregamento ultrarrápido (150 quilowatts), três rápidos (50 quilowatts) e cinco normais (22 quilowatts).

O Governo e a Mobi.E identificaram Coimbra como uma das cidades com maior potencial para receber um novo “hub”, pelo que CM de Coimbra associa-se a este projecto “por considerar relevante a descarbonização da economia, designadamente através da promoção de uma mobilidade sustentável”.

Esta medida está integrada no Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pelo Governo, que prevê o lançamento de um vasto conjunto de investimentos que possam ajudar a absorver algum impacto da crise económica provocada pela pandemia da covid-19, designadamente na área da mobilidade sustentável.

O protocolo não implica o pagamento de qualquer contrapartida entre as partes, definindo que os custos desta instalação vão ser suportados pela Mobi.E, que vai proceder depois ao lançamento de um concurso público com vista à concessão da exploração, operação e manutenção do ‘hub’, pelo prazo de 10 anos.

Por seu turno, o Município de Coimbra deverá disponibilizar 18 lugares de estacionamento à superfície para serem afectos ao ‘hub’.