Coimbra  23 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra vai debater o futuro e a resiliência das cidades

14 de Julho 2021 Jornal Campeão: Coimbra vai debater o futuro e a resiliência das cidades

A Câmara Municipal de Coimbra e o Gerador organizam, sexta-feira e sábado, o Festival Cidades Resilientes, que reúne um conjunto de 30 personalidades para debaterem o futuro das cidades.

A iniciativa integra um conjunto de ‘instameets’, em que influenciadores digitais captam os recantos da cidade, que se encontra na corrida ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

O festival arranca sexta-feira, pelas 11h30, com uma sessão centrada nos desafios das cidades do século XXI, momento em se pretende analisar de que modo as novas cidades irão obrigar a reflexões sobre a forma de nos organizarmos enquanto comunidade.

Já durante a tarde, a discussão recai sobre as consequências da pandemia para a cidade e, ainda, sobre a economia das cidades do futuro e das novas gerações. As novas dinâmicas profissionais, os novos modelos de educação, a reformulação da plataforma de transportes e a questão da habitação, um desafio constante para os jovens, são alguns dos pontos em destaque.

As cidades e a sustentabilidade, a cidadania e o digital

Já o programa de conversas do segundo dia, sábado (17 de Julho), aborda questões como o planeamento e a sociologia urbana, destacando-se, aqui, o debate sobre a necessidade de as cidades resilientes se reinventarem e adaptarem constantemente. A importância da regeneração e sustentabilidade, nomeadamente no campo da saúde ambiental, a cidadania do futuro e a importância do digital, nomeadamente a forma como o campo virtual poderá impactar a construção das cidades onde todos queremos viver, marcam, também, os debates deste segundo e último dia do Festival.

As sessões contam com nomes como Carlos Fortuna, Clara Almeida Santos e Paulo Peixoto (investigadores da Universidade de Coimbra) ou Miguel Poiares Maduro (professor universitário e político). Por Coimbra passarão, também, Luís Araújo (presidente do Turismo de Portugal), Saúl Neves de Jesus (sociólogo e vice-reitor da Universidade do Algarve) ou Miguel Castro Neto (ex-secretário de Estado). Refira-se que as conversas decorrem no Convento São Francisco, em Coimbra, e, ainda, no recinto online do evento, em www.cidadesresilientes.pt, estando, por isso, disponíveis, de forma gratuita, a todos os interessados nestas temáticas.

Paralelamente aos momentos de debate, a cidade de Coimbra será invadida por um conjunto de masterclasses, workshops e entrevistas que terão lugar em vários pontos do comércio local da cidade. As ruas serão, ainda, ocupadas por sessões de poesia, momentos a cargo de Mia Tomé e José Anjos. As ‘instameets’, que decorrerão ao longo do dia pela cidade de Coimbra, são, também, outro dos pontos distintivos do programa. Através do olhar dos influenciadores digitais Alex Coelho Lima, Gonçalo Saraiva, Jéssica Reis, Margarida Pinto e Zé Vitro será possível descobrir os recantos e encantos da cidade.