Coimbra  24 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: UFC reforça orçamento participativo

8 de Maio 2019

A dotação financeira do segundo orçamento participativo da União de Freguesias de Coimbra (UFC), no montante de 7 500 euros, traduz o reforço da da primeira edição em 50 por cento.

“O sucesso da primeira edição, com uma significativa adesão, demonstra que os cidadãos pretendem participar activamente no processo de decisão e que esta forma de participação ajuda a cimentar a democracia”, declarou o presidente da Junta da UFC, João Francisco Campos.

O prazo para apresentação de propostas decorre de 16 de Maio a 14 de Junho, seguindo-se, até 24, a fase de análise técnica. A votação realizar-se-á de 27 de Junho a 22 de Julho.

As propostas podem ser apresentadas através do endereço de correio electrónico da UFC, mediante entrega nos serviços administrativos da Junta de formulário devidamente preenchido ou, presencialmente, em assembleias participativas.

O orçamento participativo visa estimular uma “intervenção cívica activa, esclarecida e responsável dos fregueses” da União (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu), sem perder de vista o aumento da transparência da actividade da autarquia.

A votação nos projectos validados pela UFC realiza-se em duas fases distintas. Na primeira, cada freguês escolhe um projecto, que será enquadrado numa de seis áreas (ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; equipamentos e espaços públicos; cultura e património; trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária; turismo, comércio e promoção económica) em que as propostas podem ser apresentadas; nesta fase, seleccionam-se seis projectos, correspondentes ao mais votado em cada uma das áreas, e na segunda fase, cada freguês opta por um projecto entre os apurados.