Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra tem bons profissionais na área da tecnologia e digital

12 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Coimbra tem bons profissionais na área da tecnologia e digital

Coimbra faz parte do leque de cidades portuguesas que têm perfis de profissionais na área tecnológica e digital que interessam ao mercado internacional, segundo um estudo da Hays Talent Solutions.

O mercado tecnológico e digital é considerado um dos mais dinâmicos e acelerados em Portugal – factor que torna o país numa referência internacional para as empresas que querem recrutar talento nesta área ou instalar as suas operações em território nacional, segundo dados do novo relatório “Tech Talent Insights”, da Hays Talent Solutions.

De acordo com os resultados, grandes empresas internacionais estão, cada vez mais, a optar por Portugal pela facilidade de acesso a perfis fortes, candidatos relevantes e instituições de ensino de referência. Estes players internacionais estão a criar ‘hubs digitais e tecnológicos em regiões como Lisboa e Porto, Braga e Aveiro e procuram candidatos com elevadas competências técnicas, capacidades analíticas, orientação multinacional e competências linguísticas.

“Portugal tornou-se num dos países europeus mais atractivos para as empresas iniciarem ou expandirem os seus negócios e papéis na área digital/tecnológica. Neste momento, os principais desafios que encontram são a elevada procura por estes talentos aliada à sua disponibilidade a curto prazo. Para actuar sob esta pressão empresarial a nível internacional, as empresas têm de oferecer uma forte Proposta de Valor para assegurar o sucesso no mercado contra outros concorrentes”, refere Mário Rocha, senior manager na Hays Portugal.

Este mercado está de tal forma dinâmico que “temos pequenas empresas a tentar competir com grandes marcas para reter talentos. Vemos também grandes empresas a lidar com uma enorme pressão para contratar um grande número de pessoas em muito pouco tempo. Não são apenas as empresas de tecnologia ou as empresas de software que enfrentam estes desafios, mas também outras indústrias que têm os seus próprios departamentos tecnológicos”, esclarece Mário Rocha.

O relatório “Tech Talent Insights”, da Hays Talent Solutions, revela ainda que, para além de Coimbra, os perfis mais comuns deste tipo de profissionais se encontram entre Porto, Leiria ou Lisboa, a maioria são do sexo masculino e possuem mais de oito anos de experiência na área.

“Embora exista bastante talento disponível no país, atrair e reter os melhores pode ser um desafio, mas com a estratégia certa no local, isto é possível. Portugal tem um dos mercados digitais e tecnológicos mais dinâmicos da Europa”, conclui Mário Rocha.