Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Teatro da Cerca com oficinas de animação e cine-concertos ao ar livre

1 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Coimbra: Teatro da Cerca com oficinas de animação e cine-concertos ao ar livre

A temporada do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, abre com um ciclo de três oficinas de animação e três cine-concertos ao ar livre, nos primeiros sábados de Setembro. O concerto-recital da Tarrafo, o concerto de Sara Vidal e um ciclo de filmes organizado pelo Centro de Estudos Sociais são outros destaques da programação, antes da Mostra de Teatro Galego, que começa no dia 28.

OFICINAS DE ANIMAÇÃO E CINE-CONCERTOS

Com co-produção de quatro entidades (A Escola da Noite, Jazz ao Centro Clube, Blue House e Centro de Artes Visuais), os três primeiros “Sábados para a Infância” da temporada são inteiramente dedicados ao cinema, cada um deles pensado e preparado de forma autónoma, mas complementar, sob o mote “Vamos fazer um filme de animação?”. As oficinas são coordenadas por Joana Corker, Sérgio Gomes e a dupla Luís Pedro Madeira e Jorri, explorando diversas técnicas utilizadas na criação cinematográfica. A 2 de Setembro, no Salão Brazil, Joana Corker trabalhará a ilustração e o desenho – “Construir as personagens”. No sábado seguinte, dia 9, no CAV, a animação no cinema será o mote para Sérgio Gomes dar vida aos “bonecos” criados pelas crianças. Finalmente, no dia 16, no TCSB, Luís Pedro Madeira e Jorri vão ajudar a colocar sons e música nos filmes realizados pelos mais pequenos.
Nas noites destes três sábados, sempre às 22h00, serão apresentados cine-concertos com curadoria da Blue House. Os filmes escolhidos são clássicos do cinema: “O último dos homens”, de F. W. Murnau (1924), a 2 de Setembro, no Largo do Poço (junto ao Salão Brazil); “Da manhã à meia noite”, de Karl-Heinz Martin (1920), a 9 de Setembro, no pátio do CAV; e “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene (1920), no jardim da Cerca de São Bernardo. As respectivas bandas sonoras, interpretadas em tempo real, estarão a cargo de um colectivo formado por Gonçalo Parreirão, Ismael Silva, João Mortágua, Jorri e Luís Pedro Madeira, cinco músicos com percursos e de gerações diferentes, mas com vasta experiência neste tipo de espectáculos. O ciclo de cine-concertos integra a programação “Verão a 2 Tempos”, da Câmara Municipal de Coimbra, e tem entrada gratuita.

ÚLTIMAS VISITAS DO GUARDA CHAVES

Os dois primeiros domingos do mês (dias 3 e 10) são aproveitados pelo Guarda Chaves para se despedir e realizar as últimas visitas do ano. Às 11h00 dos dois dias realizará a visita ao Museu do Chiado e às 18h00 conduzirá o público em visitas à Baixa de Coimbra e ao Pátio da Inquisição, respectivamente. A participação nestas visitas é gratuita, mas sujeita a marcação prévia, tendo em conta o número limite de inscrições definido para cada percurso. As reservas podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 /geral@aescoladanoite.pt.

TARRAFO LEMBRA NATÁLIA CORREIA

Na segunda semana do mês, a poesia e a música ocupam um lugar de destaque na programação do TCSB. A 13 de Setembro, pelas 21h30, a Tarrafo apresenta “Pulsam os Papiros”, um “espectáculo em que a música se alia à leitura de poemas, ocasionalmente dramatizada, para criar um ambiente de convívio noctívago que convida à partilha entre músicos, intérpretes e público”. Inspirado na Antologia de Poesia Erótica e Satírica de Natália Correia, cujo centenário se celebra em 2023, o reportório do concerto-recital não se cinge aos poemas e poetas antologiados.

Com direcção artística de Adérito Araújo, Catarina Alves e João Fong, o espectáculo conta com a encenação de Adérito Araújo, a interpretação de Margarida Cabral e José Ribeiro, música original e arranjos de João Fong e Rui Macedo e a interpretação musical ao vivo de João Fong (programação e teclados), Rui Macedo (guitarra eléctrica) e Sílvia Franklim (voz).