Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Taxas urbanísticas renderam três milhões à Câmara

21 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Coimbra: Taxas urbanísticas renderam três milhões à Câmara

O vereador Carlos Cidade revelou, hoje, que em 2016 as taxas urbanísticas renderam três milhões de euros à Câmara Municipal de Coimbra, o que representa um aumento de 76 por cento em relação ao ano anterior.

O autarca, que falava nas comemorações do 35º. aniversário da imobiliária Prabitar, deu a conhecer estes números para constatar que o mercado da construção civil voltou a estar dinâmico e com um “futuro mais risonho”.

Carlos Cidade disse que, em 2015, as mesmas taxas urbanísticas representaram 1,7 milhões de euros e que no período de 2013 a 2016 o aumento situa-se nos 130 por cento.

O edil anunciou, ainda, que também a nível de construção nova se nota um ressurgimento, com os loteamentos a serem retomados, e acentuou que o aumento de celeridade de resposta da Câmara se situou em mais de 200 por cento, no período de 2013 a 2016.

A Prabitar assinalou  35 anos de actividade com uma sessão em que sensibilizou para as “boas escolhas” de gestão que contribuem para que uma empresa seja “a escolha” preferencial de clientes e outros parceiros de negócio.

A sociedade, uma das primeiras imobiliárias e a que possui maior longevidade e experiência de mercado na região Centro, conta actualmente com sete espaços, dos quais quatro em Coimbra (Solum, «Baixa», Portela e Várzea) e os outros na Figueira da Foz, Lousã e Aveiro.

A gestão da Prabitar é partilhada por José Carlos Martins, António Leitão e Jorge Marques, que realizaram a adaptação da empresa à realidade e dificuldades do mercado, apostando na proximidade com os clientes e mantendo sempre uma base profissional.

Na sessão, realizada no Hotel Vila Galé, foram intervenientes Massimo Forte, especialista em mediação imobiliária, e Paulo Júlio, director-geral da empresa Frijobel, ex-secretário de Estado e antigo presidente da Câmara Municipal de Penela.