Coimbra  3 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra Space Summer School reúne estudantes de todo o mundo no IPN

8 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Coimbra Space Summer School reúne estudantes de todo o mundo no IPN

Durante os dias 6, 7 e 8 de Setembro, o Instituto Pedro Nunes (IPN) em Coimbra abriu as portas para receber a nona edição da Coimbra Space Summer School (CSSS). Com um total de 45 participantes inscritos, este ano a escola de Verão acolheu também 18 estudantes internacionais do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias — GeoPlaNet, fruto da parceria entre as Universidades de Coimbra, Nantes (França) e Gabriele d’Annunzio di Chieti/Pescara (Itália).

A CSSS é um evento dirigido a estudantes do Ensino Superior, investigadores, empreendedores e a todos os interessados com mais de 18 anos que tenham afinidade com a exploração da economia espacial ou que desejem desenvolver ideias de negócios que utilizem tecnologia espacial para aplicações terrestres. O evento estimula os participantes a apresentar ideias que possam aprimorar a vida na Terra, através da criação de serviços ou produtos inovadores que incorporem tecnologia espacial.

A edição de 2023 teve como foco a missão JUICE, da Agência Espacial Europeia (ESA), e apresentou um programa diversificado, promovendo a partilha de conhecimento e o estabelecimento de contactos com instituições do sector espacial. Ao longo de três dias, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a conferências e receber orientação de especialistas nas áreas do espaço, inovação e empreendedorismo, além de interagir com a comunidade espacial de Portugal. Entre as actividades destaca-se a visita ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) para a Febrada Astronómica e a Observação Nocturna.

A iniciativa contou com a participação de empresas e entidades de renome no sector espacial. A nona edição da CSSS teve oradores da ESA – Agência Espacial Europeia, da Portugal Space – Agência Espacial Portuguesa, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do próprio IPN, entre outras entidades. Destacam-se figuras como Natacha Callens, Administradora da ESA Academy, Maarten Roos-Serote, cientista planetário e realizador de filmes de ficção na Lightcurve Films, e Carlos Romero Moreno, da ESA BIC Madrid.

Esta iniciativa, organizada pelo IPN, que coordena o ESA Space Solutions Portugal, em colaboração com o OGAUC, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Mestrado GeoPlaNet, termina hoje.