Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra será palco de batalhas de poesia

28 de Maio 2021 Jornal Campeão: Coimbra será palco de batalhas de poesia

A 7.ª edição do “Portugal Slam: Festival de Poesia e Performance” irá realizar-se na cidade de Coimbra, com o tema “O som da palavra”.

Nos dias 3, 4 e 5 de Junho, diversos espaços da cidade vão acolher a programação do maior festival dedicado ao ‘poetry slam’ do país, que incluirá: uma feira do livro, um workshop de escrita criativa, performances, saraus, mesas de debate sobre poesia e, claro, batalhas de poesia falada.

Na noite de sábado (05/06), às 19h30, acontecerá o evento principal do campeonato de poesia autoral: a batalha de poetas que marca a grande final nacional de poetry slam, a ser realizada nos jardins da Associação Académica de Coimbra.

A Final Nacional reunirá poetas vencedores das batalhas de poesia locais de Amadora, Aveiro, Coimbra, Leiria, Loulé, Lisboa, Porto, Sintra e Viseu, e irá contar com poetas originários de diversos países da lusofonia. Mas nem todas as vagas para concorrer na final nacional foram preenchidas: qualquer pessoa pode candidatar-se para participar no pré-slam, que irá acontecer na sexta-feira (04/06), às 19h30, em frente à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

O “Festival Portugal Slam” acontece todos os anos, desde 2014, com o objectivo de celebrar a poesia e fomentar a prática deste tipo de poesia falada. O/a poeta ganhador/a irá representar Portugal no Coupe du Monde, que acontece anualmente em França.

Conhecido como “Copa do Mundo de Slam”, o campeonato reúne mais de 30 poetas espalhados/as pelos cinco continentes e promove lindas batalhas de poesia nas mais diversas línguas para os amantes da literatura. “Entre a cultura erudita e a popular, a poesia slam ganha a cada dia mais força entre os amantes de literatura, crescendo cada vez mais a adesão do público”, refere Daniel Cruz, um dos seus co-organizadores.

A organização do festival deste ano está a cargo da Secção de Leitura e Escrita da Associação Académica de Coimbra (SESLA), integrada na plataforma Portugal Slam, composta por 11 colectivos responsáveis pela dinamização da prática de poetry slam em diferentes localidades.

“A plataforma ‘Portugal Slam’ tem como missão disseminar e promover a prática de poetry slam não só enquanto movimento poético, mas também enquanto ferramenta pedagógica, através de workshops e formações nas escolas, bibliotecas e espaços culturais.”, comenta Li Alves, uma das co-ordenadoras da plataforma.

Até ao momento, todos os eventos estão previstos acontecer em formato presencial, respeitando todas as regras e normas da Direcção-Geral da Saúde.