Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Senhora de 80 anos vítima de burla

31 de Julho 2019 Jornal Campeão: Coimbra: Senhora de 80 anos vítima de burla

Uma senhora de 80 anos realizou, ontem (30), uma denúncia por acreditar ter sido vítima de burla, anunciou, hoje (31) a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Segundo comunicado da PSP, no final da manhã um homem tocou à campainha da senhora apresentando-se como funcionário de uma instituição bancária.

A vítima abriu-lhe a porta, permitindo a entrada do suspeito na habitação. Nessa altura o homem terá informou que estaria incumbido de fazer a recolha do seu cartão de débito, sendo que, posteriormente, a senhora se deveria deslocar a um balcão da referida instituição bancária para solicitar novo cartão.

A vítima acedeu ao pedido, não desconfiando da situação, tendo entregue juntamente com o cartão, também, o código PIN do mesmo.

O suspeito, após ter em sua posse o pretendido, ausentou-se para parte incerta.

Só mais tarde, ao tomar consciência do sucedido, a vítima entrou em contacto com o Banco que lhe confirmou que o cartão havia sido utilizado algumas vezes no período posterior ao ocorrido.

Perante este caso a PSP alerta:

  • Nunca ceda documentos bancários ou pessoais, nem códigos associados;
  • Não é prática das instituições bancárias recorrerem a estes meios. Se for abordado por alguém tente refugiar-se, chamar as autoridades e contactar o seu banco. Tente chamar alguém para junto de si;
  • Não confie cegamente em quem não conhece. O discurso e a apresentação não são garantia de seriedade;
  • Quando o interlocutor lhe é desconhecido, memorize os seus traços físicos e indumentária.