Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Rua do Brasil já tem ligação à avenida de Urbano Duarte

1 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Coimbra: Rua do Brasil já tem ligação à avenida de Urbano Duarte

Os condutores que circulam na rua do Brasil em direcção à “Baixa” de Coimbra já podem virar à esquerda para a avenida de Cónego Urbano Duarte e, assim, aceder mais directamente à ponte de Rainha Santa Isabel ou à Estrada da Beira, entre outros destinos.

Segundo a Câmara Municipal de Coimbra, “a alteração visa melhorar a circulação viária na rua do Brasil e na avenida de Cónego Urbano Duarte, evitando os frequentes congestionamentos nesta zona de entrada da cidade, que se agravam ao início da manhã e ao final da tarde, por se localizar na proximidade de dois colégios”.

A empreitada, iniciada no dia 23 de Janeiro, contempla a alteração dos “ilhéus” existentes, com a criação de uma via adicional de viragem à esquerda, no sentido Estádio/”Baixa”, para responder às necessidades dos automobilistas que circulam na rua do Brasil e pretendem aceder à ponte de Rainha Santa Isabel. Desta forma, aquela que era a via mais à esquerda, no sentido ascendente da avenida de Cónego Urbano Duarte, passou agora a ter sentido contrário, descendente.

Os trabalhos, que ainda se encontram em curso (o prazo de execução da empreitada é de 45 dias), integram o levantamento de pavimentos existentes em “ilhéus” e a rectificação da sua geometria, execução de pavimentos betuminosos, com camadas de base e sub-base em material granular e a correção de um troço de passeio.

A empreitada é realizada pela empresa Coimbraferrus, tem um custo de 39 218 euros (IVA incluído) e, para além da intervenção no entroncamento entre a rua do Brasil e a avenida de Cónego Urbano Duarte, inclui também acabamentos de passeios/calçadas junto à nova rotunda da Guarda Inglesa.