Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Rua D. João III reabriu à circulação pedonal após obras do MetroBus

3 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Coimbra: Rua D. João III reabriu à circulação pedonal após obras do MetroBus

Em Coimbra, reabriu a Rua D. João III, na Solum, que esteve encerrada na sequência dos trabalhos de construção do troço urbano Portagem – Alto de São João do MetroBus, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

Este troço, de acordo com o projeto do SMM, será dedicado, em exclusivo, à circulação pedonal e à passagem de veículos do MetroBus.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, a vereadora responsável pelo Espaço Público, Ana Bastos, e o presidente do Conselhos de Administração do Metro Mondego, João Marrana, visitaram o local, na sexta-feira.

Conforme refere o Município, a intervenção no troço da Rua D. João III é uma evolução relativamente à inicialmente inscrita no projecto do Metrobus do SMM. Na sequência da articulação entre a Câmara de Coimbra, a Infraestruturas de Portugal e a Metro Mondego, a actual solução ocupa uma parcela consideravelmente menor do espaço público, com um esquema de circulação funcional que, não só preservou as árvores existentes como, adicionalmente, criou condições para a plantação de 16 espécimes adicionais. Foram também utilizadas grelhas de enrelvamento e calçada em cubos de granito, nomeadamente para não impermeabilizar a zona afectada.

Em frente à entrada do centro comercial Alma Shoping foi ainda criada uma caldeira contínua e foram plantadas espécies autóctones com vista à criação de uma “parede verde”.

Esta intervenção abrangeu a vertente sul até à entrada lateral do Alma Shopping, integrando as seguintes actividades: construção do muro de contenção de plataforma em betão armado, reposição de serviços afetados (rede pluvial e rede residual), pavimentação e integração urbana.