Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Requalificação de parque à mercê de novo concurso

20 de Julho 2018

A requalificação do parque de Manuel Braga, uma espécie de “sala de visitas” de Coimbra, vai ser objecto de novo concurso, cuja abertura foi aprovada, esta semana, pela Câmara Municipal.
Trata-se de uma requalificação que visa a melhoria do estado de conservação do jardim (na margem direita do rio Mondego, a jusante do Parque Verde), a relocalização de espaços de fruição pedonal e a estabilização dos muros da orla ribeirinha.
O restaurante Itália vai ter de sair do local.
A abertura de novo concurso ficou a dever-se ao facto de ter ficado deserto o anterior, aberto ao abrigo de uma deliberação tomada há três meses e meio.
O novo preço base é de 4,54 milhões de euros (a que acresce IVA), superior em mais de meio milhão de euros ao anterior, e o prazo de execução foi alargado de um ano para 390 dias.
A intervenção prevista engloba, entre outras operações, a requalificação paisagística do parque com a substituição e plantação de espécies vegetais, a estabilização das estruturas de contenção da margem do rio, a demolição de algumas construções existentes e a construção de um novo quiosque e de instalações sanitárias, a recuperação e requalificação de pavimentos e mobiliário urbano (tais como bancos, papeleiras, sinalética), a renovação da rede de drenagem, nova iluminação pública e cénica para reforço da segurança, a reabilitação do coreto, o restauro da estatuária e a instalação de um sistema de som e luz não invasivo, em harmonia com o espaço envolvente.
A candidatura do projecto ao Programa Portugal 2020 garante-lhe o co-financiamento mediante fundos da União Europeia no montante de 3,30 milhões de euros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com