Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Coimbra Região de Cultura” apresenta 3.º ciclo na Casa da Cultura de Góis

22 de Abril 2021 Jornal Campeão: “Coimbra Região de Cultura” apresenta 3.º ciclo na Casa da Cultura de Góis

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai realizar uma sessão pública de apresentação do 3.º ciclo de programação do projecto “Coimbra Região de Cultura”, no próximo dia 23 de Abril, pelas 11h00, na Casa de Cultura de Góis.

A sessão de apresentação conta, entre outros, com a presença e actuação da fadista Cuca Roseta e do grupo conimbricense Cordis, sendo transmitida online nas páginas de Facebook Coimbra Região de Cultura e CIM Região de Coimbra.

Esta iniciativa assinala a retoma do sector cultural neste território, com a CIM da Região de Coimbra a dar um sinal do apoio incondicional a um sector deveras importante em termos de coesão social e desenvolvimento regional. No âmbito deste projecto, e até Outubro, serão realizadas várias iniciativas por toda a região, com uma vasta diversidade: desde música popular portuguesa, até à ópera, passando pelo fado e canção de Coimbra, entre outros. No total serão 34 apresentações dos vencedores do concurso “Convocatória Aberta”, 29 espectáculos e 19 visitas performativas.

A sessão decorre em Góis, um território de baixa densidade, numa lógica de descentralização cultural, bem como de apresentação destes territórios como estratégicos na salvaguarda e preservação do património material e imaterial da região, e no desenvolvimento de um sentimento de pertença verdadeiramente agregador.

Esta programação pretende ser um estímulo à fixação das comunidades residentes e de acolhimento, apelando à criação de condições para o desenvolvimento do talento dentro do território.

O projecto “Coimbra Região de Cultura” é cofinanciado pelo programa Operacional Regional Centro 2020.