Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra reforça apoio a pessoas vulneráveis com investimento de 468 mil euros

3 de Março 2024 Jornal Campeão: Coimbra reforça apoio a pessoas vulneráveis com investimento de 468 mil euros

Na iminência da próxima reunião do Executivo, marcada para amanhã, dia 4 de Março, destaca-se a deliberação sobre a transferência de uma verba de 468 mil euros para as entidades executoras do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) no ano de 2024. Esta decisão, de acordo com os protocolos estabelecidos, visa atender às necessidades de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

No contexto da transferência das competências no domínio da acção social para a Câmara Municipal de Coimbra, ocorrida em 3 de Abril de 2023, o Município estabeleceu protocolos de cooperação com cinco entidades para a implementação do SAAS. Estas entidades incluem o Centro de Apoio Social de Souselas, a Cáritas Diocesana de Coimbra, representada pelo Centro Comunitário São José e pelo Centro Comunitário de Inserção, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra e o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz.

Na reunião da Câmara, o Executivo votará as transferências financeiras para o corrente ano. Segundo a proposta em pauta, o Centro de Apoio Social de Souselas receberá 52 mil euros; a Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Comunitário São José e Centro Comunitário de Inserção receberão, cada um, 104 mil euros; a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra será contemplada com 130 mil euros; enquanto o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz, que conta com três técnicos, receberá 78 mil euros. Os pagamentos serão efectuados em tranches mensais, totalizando a mencionada verba de 468 mil euros.

Vale realçar que estas entidades têm áreas de actuação específicas. O Centro de Apoio Social de Souselas abrange as freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Trouxemil e Torre de Vilela, Souselas e Botão e Brasfemes. Já a Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Comunitário S. José opera na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra actua em Santo António dos Olivais, enquanto a Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Comunitário de Inserção tem sua área de intervenção na Sé Nova, Almedina, São Bartolomeu da União de Freguesias de Coimbra. Por fim, o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz presta serviços na área correspondente a Santa Cruz da União de Freguesias de Coimbra.

É importante recordar que, em Coimbra, até 31 de Dezembro de 2023, estavam activos 1.294 processos de Acção Social, envolvendo o acompanhamento de 2.481 beneficiários, além de 1.412 processos de Rendimento Social de Inserção, beneficiando 2.399 pessoas. Estes números foram revelados no relatório de avaliação do ano anterior do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), apresentado na reunião do Executivo de 5 de Fevereiro para conhecimento público.