Coimbra  10 de Abril de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe prémio com os SMTUC por descarbonização na Alta

19 de Fevereiro 2020

A Câmara de Coimbra, através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC), foi galardoada com um prémio pelo reforço, modernização e aposta em veículos eléctricos e híbridos nas Linhas do Centro Histórico (azul) e do Botânico.

Nos Global Mobi Awards, um prémio que pretende destacar os melhores projectos nacionais e as entidades do sector da mobilidade inteligente, em sete categorias distintas, Coimbra venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria Empresas/Organizações, agora com um projecto de descarbonização da Alta de Coimbra, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A da Linha do Centro Histórico (azul) é um transporte flexível e sem paragens pré-definidas, que interliga a Alta e a Baixa de Coimbra. Já a Linha do Botânico atravessa a mata deste jardim, criando ligações mais directas entre a Alta, a Baixa e a margem esquerda do Rio Mondego, aliando a vertente de transporte regular de passageiros com a de serviço turístico e, também, de Park&Ride.

Outro dos pontos de destaque desta candidatura foi o Elevador do Mercado Municipal, que transporta pessoas desde a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes até ao cimo da Rua Padre António Vieira, já na Alta da cidade.

Estes projetos da Câmara Municipal de Coimbra, executados pelos SMTUC, foram considerados importantes tendo em conta a forte pressão automóvel a circular na Alta, o que tem tido um impacto negativo em termos ambientais e na própria preservação do edificado do centro histórico.

O prémio foi recebido por Jorge Alves, vereador e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, que salientou os 111 anos de mobilidade eléctrica em Coimbra, através dos tróleis, e a contínua aposta da autarquia na renovação da frota com novos veículos eléctricos.

Presentes na cerimónia estiveram, ainda, a vereadora Regina Bento, também membro do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Braga, directora-delegada dos SMTUC, e Luís Santos, técnico superior dos SMTUC.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com