Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe o maior evento internacional de laboratórios: Labsummit 2024

5 de Março 2024 Jornal Campeão: Coimbra recebe o maior evento internacional de laboratórios: Labsummit 2024

O ISQ, a maior infra-estrutura tecnológica nacional, em colaboração com a Ambidata e a Relacre, está a organizar o Labsummit – o maior encontro de profissionais do mundo dos laboratórios destinado à indústria. Este evento terá lugar de 16 a 18 de Maio, no Convento São Francisco, em Coimbra. O seu objectivo é fomentar a inovação, a colaboração e o progresso contínuo em quatro pilares fundamentais: sustentabilidade, transformação digital, práticas laboratoriais, produtividade e gestão.

Este evento contará com a presença de profissionais do sector, gestores, cientistas e palestrantes de diversos países, como Espanha, Brasil, Alemanha, Croácia, Macedónia, Reino Unido, Suíça e EUA, esperando-se a participação de mais de 600 pessoas.

O Labsummit proporciona um fórum que reúne a cadeia de valor de diferentes laboratórios e as indústrias que estes servem, incluindo a Indústria Automóvel, Aeronáutica, Alimentar, Farmacêutica, Indústrias de Processo, Energia, entre outras.

“A diversidade e o multiculturalismo podem impulsionar a inovação, a eficiência e a produtividade, e este será o local ideal para trocar ideias, colaborar e abrir novos caminhos para o crescimento do sector”, destaca Shital Jayantilal, uma das oradoras do Reino Unido.

Vanessa Mosca, do Brasil, realça “a inovação e a humanização no sector laboratorial e a forma como as tecnologias inovadoras, como a IA e o CHAT GPT, estão a transformar os recursos humanos”.

Mayte Garrote Gallego, de Espanha, considera que o Labsummit é crucial pois permitirá a troca de opiniões sobre os requisitos de regulamentação do sector.

O tema da produtividade dos laboratórios é fundamental para Paulo Rego, da Ambidata, “porque irá trazer sugestões práticas que permitem aos laboratórios crescer, reduzindo as actividades burocráticas e optimizando os seus processos”.

Este evento estabelecerá a ligação entre a inovação, o conhecimento, a tecnologia e a sustentabilidade, reunindo laboratórios, indústria, reguladores e outras partes interessadas com o objectivo de identificar oportunidades criativas para todo o sector.