Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe II Encontro Internacional de Piano

2 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Coimbra recebe II Encontro Internacional de Piano

Até dia 07 de Fevereiro, Coimbra acolhe o II Encontro Mundial de Piano. Uma iniciativa que traz à cidade cerca de 70 jovens pianistas de todo o mundo e que inclui a final do Prémio Especial Franz Liszt, no domingo (05), com um espectáculo na Figueira da Foz.

O evento é organizado pela A2DV – Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” e inclui “masterclasses”, concertos diários e uma competição de piano.

O encontro, que teve a sua primeira edição em 2016, vai receber pianistas dos 13 aos 40 anos de diversos países de todo o mundo, contando com algumas das “maiores promessas” da cena internacional, disse o responsável pelo evento, Manuel Araújo, da Academia “Aquiles Delle Vigne” à Agência Lusa.

“Estarão em Coimbra vários jovens premiados internacionalmente” e formados nos conservatórios de Moscovo, Tóquio ou Calgary, sublinhou, contudo, apenas sete destes jovens são portugueses.

Manuel Araújo afirmou, ainda, o encontro tem tido bastante procura internacional face à “qualidade dos professores, que são da primeira linha mundial”, tornando-se num dos mais significativos eventos mundiais do género, que reúne um número significativo de pianistas profissionais, professores das melhores instituições mundiais jovens promessas, pianistas amadores e melómanos, que, durante estes dias têm a oportunidade de trabalhar e aprender em conjunto.

O pianista russo Andrey Pisarev, do Conservatório de Moscovo (Rússia); Gerlinde Otto, da Universidade de Música Franz Liszt Weimar (Alemanha); Angeline Chang, da Universidade de Cleveland (Estados Unidos); e Pasquale Iannone, do Conservatório de Bari (Itália) são alguns dos professores que participam no evento.

Grande parte deste Encontro decorre no auditório do Conservatório de Música de Coimbra e as entradas para assistir às várias actividades previstas são livres.

Na Figueira da Foz, e no âmbito do “Coimbra World Piano Meeting”, o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) recebe no próximo domingo (05), pelas 17h00, o espectáculo da Final do Prémio Especial Liszt/Figueira da Foz, um dos pontos altos do evento.

Este espectáculo vai contar com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras e com jovens pré-seleccionados publicamente dois dias antes, em Coimbra. O concerto terá,no público, um júri de prestígio constituído maioritariamente por professores do festival, que irão escolher o vencedor do galardão. Os bilhetes custam 10 euros por pessoa.

As provas finais do “World Piano Competition” têm lugar a 07 de Fevereiro, pelas 15h00, seguindo-se o concerto e divulgação dos laureados 2017, às 21h30, que irá incluir o encerramento do festival.