Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe Fraser Stoddart Nobel da Química em 2016

11 de Abril 2022 Jornal Campeão: Coimbra recebe Fraser Stoddart Nobel da Química em 2016

Fraser Stoddart, Prémio Nobel da Química em 2016, foi esta tarde recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, e pelos vereadores Ana Bastos e Miguel Fonseca, no Gabinete da Presidência.

O químico escocês encontra-se em Coimbra, a propósito da sua participação no VIII Encontro Nacional de Estudantes de Química, que decorreu na cidade, de sexta-feira a domingo, e onde foi responsável por duas importantes palestras.

Fraser Stoddart veio à CM de Coimbra acompanhado de Amílcar Duque Prata, coordenador do VIII Encontro Nacional de Estudantes de Química.

Esta reunião permitiu a partilha de experiências com este importante nome da ciência internacional e serviu ainda para José Manuel Silva oferecer o livro “Viagem de Cosme de Médicis a Coimbra no Século XVII”, uma edição de 2008 da Câmara Municipal, acompanhada de uma reprodução do desenho de Pier Maria Baldi intitulado “Vista de Coimbra”, bem como uma medalha que assinala a recepção do presidente da CM de Coimbra a Fraser Stoddart.

José Manuel Silva aproveitou a oportunidade para evidenciar o “extraordinário potencial” de Coimbra no do cluster do ensino e da ciência à escala nacional e internacional.

Ao longo da sua carreira, Fraser Stoddart recebeu diversos prémios e distinções, com destaque para o título de Knight Bachelor, atribuído pela Rainha Isabel II em 2007, e, naturalmente, o Prémio Nobel da Química atribuído em 2016. Esta foi a terceira presença de Stoddart em Portugal, sendo a primeira desde que recebeu o Prémio Nobel.