Coimbra  9 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo em Novembro

20 de Junho 2017 Jornal Campeão: Coimbra recebe Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo em Novembro

O Convento de São Francisco, em Coimbra, vai receber, de 15 a 17 de Novembro, o 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, o maior evento deste sector que tanto contribui para a economia nacional.

A data e local escolhidos para este congresso foram anunciados, ontem, na Câmara Municipal de Coimbra, onde o presidente Manuel Machado revelou a sua satisfação por ver o Convento ser escolhido, uma vez mais, para acolher este tipo de eventos, considerando-o como “uma alavanca do desenvolvimento da actividade económica, turística e também da cidadania”. Destacou, ainda, o “contributo notável” da Associação da Hotelaria de Portugal para “qualificar e melhorar a qualidade da oferta e acolhimento” a todos os turistas.

Raul Martins, da AHP, explicou que a realização do Congresso em Coimbra se deve a vários factores. “Escolhemos a região Centro porque, em dimensão territorial, é a maior região turística do país”, sublinhou, acrescentando ainda que esta foi a região que “mais cresceu no ano passado em termos turísticos, porque foi capaz de se colocar na tendência do que procuram os turistas, que não querem só sol e praia mas que querem viver autenticidade”.

E, nesse aspecto, considera que a região Centro é “uma mais valia enorme”, já que concilia no seu território uma oferta diversificada e rica que, assegurando sol e praia, apresenta também outras propostas, como praias fluviais, percursos pedonais e um vasto património.

Coimbra, enquanto “capital da região Centro”, assumiu-se, portanto como a cidade de eleição. “Coimbra, para além de ser uma lição, é uma referência cultural a nível europeu e mundial”, disse Raul Martins, elogiando também todas as potencialidades do Convento São Francisco para acolher este evento, onde são esperados “cerca de 500 participantes”.

Apesar de não adiantar nada sobre a programação, que será anunciada oportunamente, o presidente da AHP avançou que serão debatidos neste encontro os temas mais prementes para o futuro da actividade.

Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal, destacou também o crescimento que se tem verificado na região Centro a nível do turismo, que se tem traduzido em mais “hóspedes, proveitos e dormidas”. Sublinhou ainda as possibilidades que o Convento São Francisco abre a Coimbra, permitindo-lhe a “captação de grandes eventos”, e recordou que “o Centro precisava de um equipamento desta natureza para poder competir a nível interno e externo”.