Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe Congresso de Construção Metálica e Mista

13 de Maio 2023 Jornal Campeão: Coimbra recebe Congresso de Construção Metálica e Mista

A 14.ª edição do Congresso Construção Metálica e Mista, a decorrer nos dias 23 e 24 de Novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra, irá contar com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues.

Sob o mote “Construção Modular” e “Manufactura Aditiva”, o evento conta já com 25 empresas portuguesas e internacionais confirmadas como expositoras.

O congresso que procura disseminar, bianualmente, o reconhecimento técnico da Construção Metálica irá contar com a presença de Maria Fernanda Rodrigues, Licenciada em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho e Doutorada em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro, que irá partilhar as inovações e realizações no sector da construção, em Portugal.

Este ano o Congresso de Construção Metálica e Mista conta com uma novidade, a realização da Job Fair em parceria com instituições de ensino. Pretende-se disponibilizar um espaço dedicado aos estudantes do sector, criando oportunidades para estes estabelecerem o primeiro contacto com a que poderá vir a ser a sua primeira experiência profissional.

Com cerca de 26 sessões técnicas previstas para os dois dias, o único congresso nacional da indústria da construção metálica e mista pretende potenciar ao máximo o networking entre as diferentes empresas presentes, através da realização de sessões científicas, seminários técnicos, sessões técnico-comerciais, bem como, através da realização de uma exposição técnica, com o intuito de dar a conhecer as mais recentes inovações e debater a actualidade do sector.

Até ao momento, está confirmada a presença de 25 empresas do setor com expositores onde vão poder receber os visitantes nos seus stands, interagir com os mesmos e realizar reuniões.

O congresso tem como intuito a troca de ideias e experiências entre os convidados sobre temas, como: Construção Modular; Economia e Legislação; Manufactura Aditiva; Arquitectura e aço; Pontes metálicas e mistas; Eficiência energética e sustentabilidade de estruturas metálicas e mistas; Soluções industrializadas para a construção de edifícios; Grandes projectos; Segurança estrutural e desempenho de novos materiais e produtos; Execução e gestão da qualidade da construção em aço; Construção em aço na indústria petrolífera, mineira e na produção de energias renováveis; e muitos outros, nos seminários (manhã) e sessões paralelas (tarde).

O XIV Congresso de Construção Metálica e Mista da CMM conta este ano com o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra, do Convento São Francisco e da ECCS e conta como patrocinadores já confirmados as seguintes empresas: DNC Técnica, Construsoft, Universidade de Coimbra, Cadsolid, O Feliz, FAF, Antero & Companhia, Martifer, Ferpinta, Leica, CIN, Galvaza, Metalogalva, Huurre Ibérica, Ultraprecisão, Constálica, Ergicon, Tecofix, Arcelor Mittal, Rawlplug, Alaço, Poço, Steel Manager e Hempel. A participação no evento carece de inscrição obrigatória em www.cmm.pt/congresso14, com o valor de 290euros para associados, 390 euros para não-associados e 140 euros para estudantes de Licenciatura e Mestrado.