Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe a segunda edição do Festival Pint of Science na cidade

5 de Maio 2022 Jornal Campeão: Coimbra recebe a segunda edição do Festival Pint of Science na cidade

Tornar acessível a discussão científica a toda a população portuguesa, com a participação de investigadores capacitados nas diferentes áreas de discussão, é o principal objectivo do Festival Pint of Sciense Portugal que, este ano, decorre nos dias 9, 10 e 11 de Maio. Em Coimbra trata-se da segunda edição do evento e terá lugar no RS Café Concerto, Café Moçambique, Grémio Operário e no Liquidâmbar.

O evento que teve a sua primeira edição em Maio de 2013 e que aconteceu, na altura, em três cidades de Inglaterra – Londres, Cambridge e Oxford – realizou-se em Portugal pela primeira vez em 2018. Já em Coimbra a iniciativa teve a sua estreia no ano passado, em formato online devido às contingências inerentes à Covid-19.

Este ano o evento terá acontece nas cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Guimarães, Lisboa e Porto, onde haverá lugar a abordar vários temas: neurociência, psicologia e psiquiatria; física, química, matemática e astronomia; biologia humana, medicina e saúde; geociência, botânica, zoologia e biologia; engenharia, robótica e computadores; direito, história, política e línguas e será, ainda, abordada a relação entre ciência e a arte. Cada dia terá várias sessões de comunicação de ciência desde o final da tarde até à noite, envolvendo diversos temas desde biologia humana, medicina, nanotecnologia, sociologia, direito, e arte e tecnologia. Rita Martins, uma das coordenadores do evento em Coimbra, está convicta que a adesão este ano vai ser muito boa uma vez que se trata “do maior Festival de comunicação de ciência até porque acontece nestes três dias em todas as cidades do mundo ao mesmo tempo, além de que, no ano passado, mesmo sendo em formato online, teve quase centena e meia de participantes em Coimbra”.

Na primeira edição o evento não teve qualquer custo associado para os que aderiram à iniciativa mas este ano terá um preço simbólico “sobretudo para ajudar a colmatar as despesas a nível de merchandising que antes não tivemos”, esclarece a responsável. Cada sessão tem lotação limitada devido à capacidade dos espaços, portanto é aconselhado que os bilhetes sejam comprados online com a maior brevidade possível.

Toda a informação sobre o evento pode ser consultado no site da iniciativa http://www.pintofscience.pt/.