Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Reabilitação de imóveis em Rua Vale de Figueiras vai a concurso

7 de Julho 2024 Jornal Campeão: Coimbra: Reabilitação de imóveis em Rua Vale de Figueiras vai a concurso

Na reunião da Câmara de Coimbra de segunda-feira vai ser debatida a abertura do concurso público de concepção e de execução da empreitada de reabilitação de dois imóveis municipais, situados na Rua Vale de Figueiras, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, para arrendamento acessível.

Esta empreitada, que vista a construção de seis fogos, conta com o preço base de 825.062 euros (a que acresce IVA) e com o prazo de execução de 450 dias.

O projecto apresentado é constituído, na sua totalidade, por seis fogos, distribuídos em duas fracções de tipologia T1 e quatro fracções de tipologia T3. A proposta de reabilitação vai optar pela relocalização da cozinha libertando o anterior espaço para a utilização de um quarto, o que permite a transformação da tipologia inicial T1 para T3. Ao nível do rés-do-chão vai ser feita a adaptação dos espaços de garagem para duas fracções de tipologia T1, com acessos autónomos directamente ao espaço público.

Com o objectivo de uniformizar o conjunto das propostas de projecto para a zona e dinamizar uma frente de rua eclética e bastante descaracterizada, a proposta pretende ainda, através da reabilitação integral, conjuntamente com o pequeno acréscimo de volumetria, definir a fronteira entre as novas propostas e o tecido urbano existente.

O estudo prévio foi desenvolvido pela Divisão de Estudos e Projectos do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais e submetido a uma candidatura no âmbito do Protocolo de Cooperação “Projectos de habitação a Custos Acessíveis da Região de Coimbra”, tendo sido assinado o respectivo Acordo de Colaboração, entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Município de Coimbra e o Instituto da habitação e da Reabilitação Urbana, no passado dia 6 Junho de 2024.