Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Queima das Fitas de Coimbra com corte de 150 000 euros

21 de Março 2018

De 04 a 11 de Maio, Coimbra mostra que continua a ser uma cidade de estudantes com a sua festa académica – a Queima das Fitas – que este ano está envolta em algumas polémicas e vai sofrer um corte de 150 000 euros.

A informação foi dada pelo secretário-geral da Comissão Organizadora, Manuel Lourenço, sublinhando que o corte no orçamento, que ainda não foi aprovado pelo Conselho Geral da Queima das Fitas, vai levar a uma festa “necessariamente diferente, mas em nada inferior, pelo contrário”.

“As mudanças que temos previsto são todas em favorecimento da festa, que tem um programa com bastante conteúdo em todos os pelouros da Comissão Organizadora”, frisou.

Do programa salientam-se mais de 200 actividades culturais e desportivas, com as tradicionais “Noites do Parque”, na praça da Canção, a serem o ponto alto desta festa. Ainda sem cartaz musical, a Comissão tem, contudo, previsto continuar nos moldes dos anos anteriores, contando com a participação de artistas nacionais e estrangeiros, de diversos géneros musicais, “para para chegar ao mais variado tipo de público”, explicou.

O lema da edição de 2018 é “Capas negras de memórias, fitas que contam histórias”, mas as memórias poderão não ser as mesmas para os estudantes deste ano, uma vez que a votaram pela não realização da Garraiada e a secção de Fado da Associação Académica de Coimbra também chegou a declarar não participar na ‘Serenata Monumental’. O espectáculo que marca o início da Queima das Fitas está previsto para as 00h00 do dia 04 de Maio, acreditando o o responsável pela Comissão Organizadora que “a posição será revertida, pois não passa pela cabeça outra coisa senão ter a secção de Fado na serenata”.

Manuel Lourenço admite que conhece “alguns dos problemas que lhes causam desconforto, quer no recinto, quer nas actuações da serenata”, garantindo que “nada faltará à secção de Fado”.

Quanto à ‘Garraiada’, o secretário-geral declarou que “a posição da Comissão Organizadora será sempre a vontade dos estudantes”, deixando a certeza de que nunca farão “um evento contrário a essa vontade”.

A organização apresentou, hoje, também o cartaz da Queima das Fitas, que ostenta uma astronauta de capa aos ombros, que personifica a “crença em fazer algo diferente, em se ser único”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com